Percepções Temporais e Controle: Um Estudo com Trabalhadores de Call Center

Autores

  • David Silva Franco Universidade Federal de Minas Gerais
  • Kely Cesar Martins de Paiva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Michelle Regina Santana Dutra Centro Universitário de Belo Horizonte

Palavras-chave:

Tempo. Controle. Percepções temporais. Call center.

Resumo

O objetivo deste estudo analisar como trabalhadores de call center se percebem temporalmente e como lidam com os instrumentos de controle temporal impostos pela organização de trabalho. O referencial teórico focalizou os modos de gestão do tempo nas organizações, as cinco dimensões temporais apresentadas por Bluedorn e Jaussi (2007) e o trabalho em call centers. Empreendemos uma pesquisa empírica descritiva, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo de 19 entrevistas realizadas com operadores de telemarketing – a partir de um posicionamento interpretacionista. Observamos que a maioria dos entrevistados prefere trabalhar de modo monocrônico, veloz, pontual e focado no futuro, além de terem o arrastamento por condução. Complementarmente, concluímos pela preponderância de instrumentos de controle exercido pela empresa sobre o empregado no que tange suas percepções e experiências temporais, pois, além de ele não poder adotar comportamentos considerados mais confortáveis, seu tempo é continuamente pressionado. Os resultados possibilitam reflexões sobre o precário trabalho do operador de telemarketing, algo que não se torna superável pela simples redução de sua jornada de trabalho.

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Biografia do Autor

David Silva Franco, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Efetivo no Instito Federal de Minas Gerais.

Pesquisador no NEC-TraMa/UFMG e NECOP/UFMG

Kely Cesar Martins de Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Professora Adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais

Coordenadora do NECOP/UFMG

Michelle Regina Santana Dutra, Centro Universitário de Belo Horizonte

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes

Professora e Pesquisadora do Centro Universitário de Belo Horizonte

Pesquisadora no NECOP/UFMG

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Publicado

2018-09-04

Como Citar

Franco, D. S., Paiva, K. C. M. de, & Dutra, M. R. S. (2018). Percepções Temporais e Controle: Um Estudo com Trabalhadores de Call Center. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/25301

Edição

Seção

Contribuição Teórica