Potencialidades e Desafios do Processo de Planejamento Integrado: A Experiência de uma Secretaria Municipal de Saúde do Nordeste Brasileiro

Autores

  • Dartagnan Ferreira de Macêdo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)
  • João Antônio da Rocha Ataide Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Andreza Galindo Alves de Queiróz Universidade Federal de Alagoas (UFAL).
  • Diego da Guia Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)
  • Antonio Carlos Silva Costa Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Palavras-chave:

Planejamento em Saúde. Planejamento Integrado. Potencialidades e Desafios. Gestão em Saúde Pública.

Resumo

Este artigo analisou o processo de planejamento em saúde, a partir da experiência de planejamento integrado realizada pela Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), sublinhando aspectos positivos e dificuldades enfrentadas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso em oito unidades de saúde (US) e em setores da SMS, por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta. Identificaram-se ações pontuais no que se refere ao processo de planejamento, mediante reuniões de equipe. Todavia, mesmo após a implantação da integração, o processo de planejamento não se mostrou sistematizado, percebeu-se pouca participação efetiva dos gestores das unidades e uma atuação fragmentada dos setores da secretaria. Conclui-se que a experiência de planejamento integrado e participativo demonstrou resultados preliminares positivos e um grande potencial de melhoria da gestão em saúde municipal, ainda que existam diversos desafios, como o despreparo da gestão e a resistência de parte dos servidores em participar do processo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dartagnan Ferreira de Macêdo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Mestre em Administração Pública, pela Universidade Federal de Alagoas (PROFIAP/UFAL). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL).

João Antônio da Rocha Ataide, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Possui graduação em Administração, especialização em Gestão Pública e mestrado profissional em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Andreza Galindo Alves de Queiróz, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bacharela em Sistemas de Informação pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Diego da Guia Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL)

Mestre em Administração Pública pela UFAL (2017). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Alagoas (IFAL - Campus Benedito Bentes), na área de Logística.

Antonio Carlos Silva Costa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal de Algoas (UFAL).

Referências

ANDRADE, A. C. V. et al. Planejamento das ações educativas pela equipe multiprofissional da Estratégia Saúde da Família. O Mundo da Saúde, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 439-49, 2013.

ARTMANN, E. O planejamento estratégico situacional no nível local: um instrumento a favor da visão multissetorial. Cadernos da Oficina Social, v. 3, p. 98-119, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema de planejamento do SUS (PlanejaSUS): uma construção coletiva - trajetória e orientações de operacionalização. Ministério da Saúde/Organização Pan-Americana da Saúde (MS/OPAS). Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/planejaSUS_livro_1a6.pdf

FIGUEIREDO, P. P. de et al. Processo de trabalho da Estratégia Saúde da Família: a concepção de gestão que permeia o agir em saúde. Physis, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 235-259, 2010.

MACHADO, C. V.; BAPTISTA, T. W. F.; LIMA, L. D. O planejamento nacional da política de saúde no Brasil: estratégias e instrumentos nos anos 2000. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 5, p. 2367-2382, 2010.

MATUS, C. Política, planificação e governo. 2. ed. Brasília: IPEA, 1993. p. 297-554.

PAIM, J. S.; TEIXEIRA, C. F. Política, planejamento e gestão em saúde: balanço do estado da arte. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. Esp, 2006.

RIVERA, F. J. U.; ARTMANN, E. Planejamento e gestão em saúde: histórico e tendências com base numa visão comunicativa. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 5, p. 2265-2274, 2010.

SARTI, T. D. et al. Avaliação das ações de planejamento em saúde empreendidas por equipes de saúde da família. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, n. 3, p. 537-548, 2012.

SERAPIONI, M.; DA SILVA, M. G. C. Avaliação da qualidade do Programa Saúde da Família em municípios do Ceará. Uma abordagem multidimensional. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 11, p. 4315-4326, 2011.

SULTI, A. D. C. et al. O discurso dos gestores da Estratégia Saúde da Família sobre a tomada de decisão na gestão em saúde: desafio para o Sistema Único de Saúde. Saúde em debate, v. 39, n. 104, p. 172-182, 2015.

TEIXEIRA, C. F. Enfoques teóricos-metodológicos do planejamento em saúde. In: TEIXEIRA C. F. (Org.). Planejamento em Saúde: Conceitos, Métodos e Experiências. Salvador: EDUFBA, 2010.

VIEIRA, F. S. Avanços e desafios do planejamento no Sistema Único de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. Supl 1, p. 1565-1577, 2009.

Downloads

Publicado

2018-06-09

Como Citar

Macêdo, D. F. de, Ataide, J. A. da R., Queiróz, A. G. A. de, Santos, D. da G., & Costa, A. C. S. (2018). Potencialidades e Desafios do Processo de Planejamento Integrado: A Experiência de uma Secretaria Municipal de Saúde do Nordeste Brasileiro. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24746

Edição

Seção

Contribuição Vivencial