Teoria da Aprendizagem Experiencial e Design Thinking para Criação de uma Feira da Sustentabilidade
Palavras-chave:
Aprendizagem Experiencial, Sustentabilidade, Educação para a Sustentabilidade, Educação em Administração, Design Thinking.Resumo
Pesquisas sobre Educação em Administração têm ganhado cada vez mais importância, pois muitos pós-graduandos em Administração já atuam ou vão atuar como professores e a nossa sociedade requer que as escolas de administração desenvolvam profissionais mais críticos, conscientes e orientados para a sustentabilidade. Este artigo trata de uma pesquisa-ação realizada na concepção – com uso de Desing Thinking – e desenvolvimento da Feira da Sustentabilidade, uma atividade da disciplina de Gestão Socioambiental no Curso de Graduação em Administração da UFRGS. Esta prática de Educação para a Sustentabilidade (EpS) foi analisada à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial. O Desing Thinking como técnica e a pesquisa-ação como metodologia, junto com a abordagem da Teoria da Aprendizagem Experiencial na EpS, revelaram-se uma combinação capaz de gerar importantes subsídios para a Educação em Administração. A técnica, a metodologia, a teoria e a EpS guardam, entre si, similaridades que têm potencial para gerar resultados sinérgicos, uma vez que um elemento alimenta e é realimentado pelos outros nesta combinação.