Participação Juvenil e Formação em Gestão Social: Práticas e Aprendizagens no Comitê de Juventude do Território Mato Grande (Rio Grande do Norte)

Autores

  • Denys Daniel Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruno Luan Dantas Cardoso Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Washington Jose de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juarez De Paiva Azevedo

Palavras-chave:

juventude, Gestão social. Participação social. Território do Mato Grande. Política de desenvolvimento territorial.

Resumo

O texto tem como objeto de estudo o Comitê de Juventude do Território do Mato Grande, no estado do Rio Grande do Norte/Brasil. Objetiva compreender práticas e aprendizagens juvenis de gestão social tomando como base experiências dos coordenadores do Comitê de Juventude do Fórum de Desenvolvimento do Mato Grande. A análise dos dados, coletados por meio de entrevista semiestrutura, ocorre à luz do construto teórico de gestão social de Cançado (2011). O conteúdo textual oriundo das entrevistas foi submetido à análise textual lexicográfica, com auxílio do software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionneires (Iramuteq). Os principais resultados apontam para a presença de atributos de gestão social como democracia deliberativa, intersubjetividade e dialogicidade mediados por comunidades de prática. Em meio a formações sociopolíticas e processos decisórios colegiados, os coordenadores do Comitê revelam interesse bem compreendido da função que desempenham e indicam a presença de interorganizações, quando abordam parcerias estabelecidas com instituições como a UFRN. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denys Daniel Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Tecnologia em Gestão Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com experiências na área de Gestão Hospitalar, Controle Social no Sistema Único de Saúde e na politica de álcool e drogas. Estar desde 2010 no grupo de pesquisas Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Sociais e Solidarias e Estudos no Terceiro Setor (OASIS/UFRN) desempenhando trabalhos de pesquisa e extensão na perspectiva da Gestão Social e Terceiro Setor. Participou como bolsista de iniciação ciêntifica do projeto de Intervivencia Universitária/OASIS vinculado a UFRN na área do protagonismo juvenil, com jovens estudantes do ensino médio moradores de áreas de reforma agraria das regiões do Mato grande e Sertão Central do estado do Rio Grande do Norte. Atualmente desempenha atividades de pesquisa mediante bolsa de projeto Gestão Social e Desenvolvimento Territorial: Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Agroecologia e Segurança Alimentar e Nutricional na Agricultura Familiar no Território do Mato Grande financiado pelo Conselho Nacional de Desenvlvimento Cientifico  e Tecnologico (CNPq).

Referências

BOGHOSSIAN, Cynthia O; MINAYO, Maria C S. Revisão sistemática sobre juventude e participação nos últimos 10 anos. Saúde e sociedade, v. 18, n. 3, p. 411-423, 2009.

CARDOSO, Bruno L. D. Desenvolvimento sustentável: um estudo nos territórios da cidadania do Rio Grande do Norte. Trabalho de conclusão de curso, 2012.

CAMARGO, BRÍGIDO VIZEU; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Universidade Federal de Santa Catarina [Internet], 2013.

DAGNINO, Evelina. Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando. Políticas de ciudadanía y sociedad civil en tiempos de globalización. Caracas: FACES, Universidad Central de Venezuela, p. 95-110, 2004.

DAGNINO, Evelina. Construção democrática, neoliberalismo e participação: os dilemas da confluência perversa. Política & Sociedade, v. 3, n. 5, p. 139-164, 2004.

FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. In: Pesquisa qualitativa. Artmed, 2009.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo, Ática, 1993.

GÜNTHER, Hartmut. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, n. 2, p. 201-210, 2006.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos: coleção pesquisa qualitativa. Bookman Editora, 2009.

GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

ROCHA, Maria R. T.; FILIPPI, E. E. Política para o desenvolvimento dos territórios rurais no Brasil: propostas e fundamentos. In: VI Seminario Internacional de Desarrollo Rural - Configuraciones de los Territorios Rurales en el Siglo XXI, 2007, Bogotá. Anales del VI Seminario Internacional de Desarrollo Rural.... Bogotá (Colômbia), 2008.

TENÓRIO, F. G. Gestão Social: uma Réplica/Social Management: a Reply. Revista ADM.MADE, ano 9, v.13, n.2, p.1-4, maio/agosto, 2009. Disponível em goo.gl/6UwUhG Gestão Social: notícias sobre o campo de estudos e práticas a partir das interações e debates do VI Enapegs Rev. Adm. Pública — Rio de Janeiro 46(5):1391-408, set./out. 2012.

MENDONÇA, Patrícia Maria E.; LOPES FRANCELINO GONÇALVES-DIAS, Sylmara; PRATES JUNQUEIRA, Luciano A. Gestão Social: notícias sobre o campo de estudos e práticas a partir das interações e debates do VI Enapegs. Revista de Administração Pública-RAP, v. 46, n. 5, 2012.

TEIXEIRA, Elenaldo. O local e o global: limites e desafios da participação cidadã. 2001.

MARCHAND, Pascal; RATINAUD, Pierre. L’analyse de similitude appliquée aux corpus textuels: les primaires socialistes pour l’élection présidentielle française (septembre-octobre 2011). Actes des 11eme Journées internationales d’Analyse statistique des Données Textuelles. JADT, v. 2012, p. 687-699, 2012.

MILANI, Carlos Roberto Sanchez. O princípio da participação social na gestão de políticas públicas locais: uma análise de experiências latino-americanas e europeias. 2008.

VERGARA, Sylvia Constant. Tipos de pesquisa em administração. 1990.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

Silva, D. D., Dantas Cardoso, B. L., de Souza, W. J., & Azevedo, J. D. P. (2018). Participação Juvenil e Formação em Gestão Social: Práticas e Aprendizagens no Comitê de Juventude do Território Mato Grande (Rio Grande do Norte). Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24684

Edição

Seção

Contribuição Teórica