Arranjos Produtivos, Desenvolvimento Local, Relações Interorganizacionais: O APL das Rochas Ornamentais do Espírito Santo

Autores

  • Erivelton Guizzardi
  • Ricardo Savacini Pandolfi
  • João Gualberto Moreira Vasconcellos

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.17961

Palavras-chave:

Arranjos Produtivos, Desenvolvimento Local, Relações Interorganizacionais, Rochas Ornamentais, Castells

Resumo

O artigo visa entender o perfil das relações entre as instituições de apoio ao arranjo produtivo de rochas ornamentais do Estado do Espírito Santo, tomando como principal referencial a teoria de redes de Castells (1999). Foi utilizado o estudo de caso como forma de confrontar a visão teórica com os dados obtidos. Visando verificar a presença da lógica organizacional da rede no caso estudado, foram escolhidos alguns atributos de uma organização com base em rede para Castells (1999), quais sejam a existência de um alto grau de interação entre as entidades de apoio, a percepção da interdependência existente entre as mesmas, sua forma de comunicação e sua atuação como centros promotores de interação em rede e de desenvolvimento regional. Os principais resultados apontam que existem sérias limitações quanto à presença dos atributos de uma organização com base em rede na região estudada, principalmente no que se refere ao pensamento necessário para o estabelecimento de relações em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivelton Guizzardi

Administrador pela Universidade Federal do Espírito Santo, trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – IFES de Venda Nova do Imigrante. Suas áreas de interesse incluem estratégia, arranjos produtivos e formação de redes organizacionais.

Ricardo Savacini Pandolfi

Consultor na DVF Consultoria, Vitória (Espírito Santo), onde coordena projeto de planejamento estratégico (www.dvf.com.br).  Suas áreas de interesse incluem cultura organizacional, cultura do trabalho, imigração, desenvolvimento regional.

João Gualberto Moreira Vasconcellos

Professor Titular aposentado da UFES, onde lecionou no curso de graduação e administração e também no mestrado da mesma área. Coordenou linhas de pesquisa denominada Capital Cultural, Desenvolvimento e Poder Local. Diretor da Futura Pesquisa e Consultoria, com atuação nos estados da Bahia e Espírito Santo. Pesquisador Associado do CIAGS/UFBA. Possui doutorado em Sociologia Política na EHESS, Paris, França. Autor, dentre outros livros, de A Invenção do Coronel, Edufes, 1995 e co-autor, com Roberto da DaMatta, de "Fé em Deus e Pé na Tábua", Ed. Rocco, 2010.

Downloads

Publicado

2012-09-19

Como Citar

Guizzardi, E., Pandolfi, R. S., & Vasconcellos, J. G. M. (2012). Arranjos Produtivos, Desenvolvimento Local, Relações Interorganizacionais: O APL das Rochas Ornamentais do Espírito Santo. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.17961

Edição

Seção

Contribuição Teórica