As Fontes na Cidade de Salvador

Autores

  • Aucimaia de Oliveira Tourinho
  • Nicholas Carvalho de Almeida Costa

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i1.17937

Palavras-chave:

Salvador, Qualidade de Água, Fontes

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do levantamento da qualidade das águas das fontes d´água, públicas e privadas, localizadas em Salvador, com algum tipo de uso pela população. O levantamento da qualidade das águas em terreiros de Candomblé se justifica pelo significado simbólico e usos das águas no contexto da religiosidade de origem africana em Salvador. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizado levantamento histórico em diversos órgãos, tendo sido feitas visitas a campo para caracterização de usos e coleta de água em 36 fontes, sendo as mesmas avaliadas a partir da seleção de 11 parâmetros: Cor, pH, Cloreto, DQO, DBO, N Nitrato, OD, Turbidez, Ferro Total, Fósforo Total e Coliformes Termotolerantes. Os resultados indicam um quadro preocupante uma vez que a grande maioria das fontes, inclusive as utilizadas para consumo humano, apresentam comprometimento com Nitrato, o que sugere a necessidade e urgência de monitorização da qualidade dessas águas – sendo esse um elemento fundamental para a melhoria da qualidade ambiental urbana da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aucimaia de Oliveira Tourinho

Mestre em Engenharia Ambiental Urbana - 2008 (UFBA), especialização em Gerenciamento dos Recursos Hídricos (UFBA) e licenciatura/ bacharelado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora de geografia e filosofia na rede estadual de ensino e pesquisadora do GRH - Grupo de Recursos Hídricos, UFBA, onde participa de trabalhos relacionados à geoprocessamento, com ênfase em recursos Hídricos.

Nicholas Carvalho de Almeida Costa

Graduado em licenciatura em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado (2005), Salvador, Bahia, Brasil. Especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos - Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (2007). Mestrando em Engenharia de Recursos Hídricos, Especialidade em Planejamento e Gestão da Água, pela Universidade de Évora/Portugal (2010). Atualmente é bolsista no Projeto (504341/2010-3 CNPQ) de Avaliação e composição dos bancos de algas calcárias no litoral norte da Bahia.

Downloads

Publicado

2012-09-18

Como Citar

Tourinho, A. de O., & Costa, N. C. de A. (2012). As Fontes na Cidade de Salvador. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i1.17937

Edição

Seção

Contribuição Teórica