Da Educação Superior Tradicional ao Ensino Contextualizado: Algumas Lições da Universidade Federal do Cariri para o Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Ensino Superior, Desenvolvimento Territorial, Universidade Federal do Cariri, Semiárido Brasileiro.Resumo
Este ensaio apresenta algumas reflexões acerca de novos modelos de desenvolvimento pautados na sustentabilidade e ressignificação dos territórios brasileiros. Nesse ponto, as políticas públicas de expansão da educação superior aparecem como a possibilidade concreta de melhorar a qualidade de vida em todo o país, especialmente no Semiárido brasileiro. É neste espaço que surge a Universidade Federal do Cariri (UFCA), instituição pública de ensino superior, criada no seio das recentes discussões sobre o real papel das universidades como forças-motrizes do desenvolvimento territorial. As discussões aqui apresentadas partem de uma experiência pessoal dos autores e demonstram as possibilidades que a UFCA, em especial o Campus Icó, apontam para o restante do Brasil quando adota a educação contextualizada como a resposta mais plausível no atendimento das demandas sociais por ações concretas de desenvolvimento por meio de cursos de graduação e pós-graduação e projetos de pesquisa, ensino, extensão e cultura atentos às especificidades locais. Por fim, este ensaio mostra um conjunto de lições que podem ser aprendidas com a UFCA em sua breve história.Downloads
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Publicado
2018-01-04
Como Citar
Nascimento, I. R. T. do, Arrais, E. L., Carreiro, J. B. X., & Canuto, F. A. S. (2018). Da Educação Superior Tradicional ao Ensino Contextualizado: Algumas Lições da Universidade Federal do Cariri para o Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/16325
Edição
Seção
Contribuição Vivencial