Da Educação Superior Tradicional ao Ensino Contextualizado: Algumas Lições da Universidade Federal do Cariri para o Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro

Autores

  • Ives Romero Tavares do Nascimento Universidade Federal do Cariri
  • Estêvão Lima Arrais Universidade Federal do Cariri
  • Jayne Brazil Xenofonte Carreiro Universidade Federal do Cariri
  • Francisco Alexsandro Souza Canuto Universidade Federal do Cariri

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Ensino Superior, Desenvolvimento Territorial, Universidade Federal do Cariri, Semiárido Brasileiro.

Resumo

Este ensaio apresenta algumas reflexões acerca de novos modelos de desenvolvimento pautados na sustentabilidade e ressignificação dos territórios brasileiros. Nesse ponto, as políticas públicas de expansão da educação superior aparecem como a possibilidade concreta de melhorar a qualidade de vida em todo o país, especialmente no Semiárido brasileiro. É neste espaço que surge a Universidade Federal do Cariri (UFCA), instituição pública de ensino superior, criada no seio das recentes discussões sobre o real papel das universidades como forças-motrizes do desenvolvimento territorial. As discussões aqui apresentadas partem de uma experiência pessoal dos autores e demonstram as possibilidades que a UFCA, em especial o Campus Icó,  apontam para o restante do Brasil quando adota a educação contextualizada como a resposta mais plausível no atendimento das demandas sociais por ações concretas de desenvolvimento por meio de cursos de graduação e pós-graduação e projetos de pesquisa, ensino, extensão e cultura atentos às especificidades locais. Por fim, este ensaio mostra um conjunto de lições que podem ser aprendidas com a UFCA em sua breve história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ives Romero Tavares do Nascimento, Universidade Federal do Cariri

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Doutorando em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: ives.tavares@ufca.edu.br.

Estêvão Lima Arrais, Universidade Federal do Cariri

Mestrando em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduado em Administração Pública pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). E-mail: estevaolarrais@gmail.com.

Jayne Brazil Xenofonte Carreiro, Universidade Federal do Cariri

Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). E-mail: jayneadm26@gmail.com.

Francisco Alexsandro Souza Canuto, Universidade Federal do Cariri

Graduando em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). E-mail: alexsandrosouzacanuto@gmail.com.

Downloads

Publicado

2018-01-04

Como Citar

Nascimento, I. R. T. do, Arrais, E. L., Carreiro, J. B. X., & Canuto, F. A. S. (2018). Da Educação Superior Tradicional ao Ensino Contextualizado: Algumas Lições da Universidade Federal do Cariri para o Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/16325

Edição

Seção

Contribuição Vivencial