Gestão do Uso da Água na Vila Esperança: Um Caso para Ensino sobre Liderança Compartilhada

Autores

  • Fabrício Nascimento da Cruz Universidade Federal da Bahia
  • Denice Santiago Santos do Rosário Universidade Federal da Bahia
  • Hilda Bárbara Maia Cezário Universidade Federal da Bahia
  • Márcia Vilenice de Macedo Dias Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Liderança, Liderança compartilhada, Gestão do uso da água, Saúde coletiva, Caso para ensino.

Resumo

O presente caso para ensino tem como objetivo desenvolver uma reflexão crítica sobre o exercício da liderança compartilhada. Para tanto, utiliza uma narrativa fictícia, porém, baseada em fatos verídicos, os quais ilustram o seguinte contexto: os frequentes atendimentos de pessoas com verminoses e infecções gastrointestinais ativam o sinal de alerta do agente de saúde no pequeno posto da Comunidade Vila Esperança, localizada no semiárido cearense. A correlação entre o perfil dos atendidos e a fonte de consumo de água confirmou a origem do problema, o qual passou a ser considerado de saúde pública. Sua resolução dependeria de uma ampla mobilização para a assunção e compartilhamento de responsabilidades entre os diversos atores locais. Para tanto, foram necessários o exercício e a compreensão de novas formas de lideranças. Este caso pode ser utilizado como recurso didático nos cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Gestão Social, mas também em cursos de extensão voltados à formação de lideranças comunitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Nascimento da Cruz, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Especialista em Inovação, Sustentabilidade e Gestão de Organizações da Sociedade Civil e do Terceiro Setor e em Estudos Culturais, História e Linguagens pelo Centro Universitário Jorge Amado. Diretor Executivo da Atairu – Gestão e Inovação Social.

Denice Santiago Santos do Rosário, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social pelo CIAGS/UFBA. Pós-graduada em Gestão de Direitos Humanos e Segurança Pública pela Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Psicologia pela Faculdade da Cidade e em Segurança Pública pela UNEB. Idealizadora e fundadora do Centro Maria Felipa, primeiro e, até hoje, único em polícias militares no país; idealizadora e comandante da Ronda Maria da Penha na PMBA. Componente da primeira turma de mulheres a ingressar na PMBA, tanto de sargentos como de oficiais.

 

Hilda Bárbara Maia Cezário, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social (Programa de Desenvolvimento e Gestão Social / Escola de Administração / Universidade Federal da Bahia - UFBA). Museóloga pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Integrante da Comissão Gestora da Rede de Educadores em Museus da Bahia desde 2012.

Márcia Vilenice de Macedo Dias, Universidade Federal da Bahia

 

Assistente Social. Mestranda do Programa de Desenvolvimento e Gestão Social da Escola de Administração da UFBA - PGDS/CIAGS/EAUFBA. Pós-graduada em Gênero e Desenvolvimento pelo NEIM - Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher da UFBA. Atualmente coordena a Secretaria Executiva do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (CONSEA-Ba). Experiência em mobilização, formação, desenvolvimento de comunidades e participação social.  

Downloads

Publicado

2017-08-24

Como Citar

Cruz, F. N. da, Rosário, D. S. S. do, Cezário, H. B. M., & Dias, M. V. de M. (2017). Gestão do Uso da Água na Vila Esperança: Um Caso para Ensino sobre Liderança Compartilhada. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/16145

Edição

Seção

Contribuição Vivencial