Produzindo o Desfile de uma Escola de Samba: Contribuições da Epistemologia de Schatzki

Autores

  • Ana Carolina Júlio UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Práticas Organizativas, Theodore Schatzki, Organizações como Acontecimento, Escola De Samba, Carnaval.

Resumo

O objetivo deste ensaio teórico é analisar as contribuições da epistemologia de Schatzki  na compreensão das escolas de samba e da produção do desfile carnavalesco. Essas agremiações são organizações tipicamente brasileiras, cujo objetivo principal é desfilar no carnaval. Em um sentido amplo, o carnaval não significa apenas um festejo, mas toda sua preparação. Assim, a produção de um desfile é um conjunto de práticas que ganha forma na avenida. Esse entendimento está alinhado com a “virada” da prática, sendo Schatzki um dos principais autores contemporâneos desse campo. Ao assumir que as organizações são fenômenos sociais que precisam ser analisados como um acontecimento, encontrando-se em constante estado de (re)constituição, a perspectiva da prática pode contribuir para a análise da escola de samba para além da performance do desfile, assim como para a compreensão da produção do carnaval como um conjunto organizado de práticas. Apesar de relevantes, esses temas ainda não foram muito explorados pelos estudos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Júlio, UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo.

 

Downloads

Publicado

2017-05-13

Como Citar

Júlio, A. C. (2017). Produzindo o Desfile de uma Escola de Samba: Contribuições da Epistemologia de Schatzki. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/14409

Edição

Seção

Contribuição Teórica