Orquestrando Laboratórios Cidadãos: Um Estudo de Caso no TransLAB

Autores

  • Silvio Bitencourt da Silva UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Palavras-chave:

recursos, capacidades dinâmicas, redes, orquestração, inovação social, living labs, laboratórios cidadãos

Resumo

Neste estudo de caso, é analisado como o TransLAB, um laboratório cidadão, exerce a sua orquestração, uma capacidade dinâmica necessária à coordenação de uma rede de inovação aberta e centrada no usuário, na qual predominam inovações sociais. De forma orgânica, todas as pessoas envolvidas nas atividades do laboratório contribuem na sua coordenação por meio de ações específicas de acordo com cada projeto. São observadas evidências das seis dimensões de orquestração de redes de inovação: definição da agenda, mobilização, mobilidade e apropriabilidade do conhecimento, estabilidade da rede e coordenação. O exercício do papel do TransLAB como orquestrador demonstra haver proximidade com os  laboratórios que integram a EnoLL no Brasil e de outras iniciativas em curso nas quais predominam o desenvolvimento de inovações sociais. Neste estudo, a orquestração de redes de inovação é observada como um reflexo de outros elementos distintos, porém, interdependentes, dos quais é possível sugerir aprofundamentos futuros:  1) o contexto que se refere ao ambiente no qual a rede se insere; 2) a capacidade em desenvolver, gerir e coordenar uma rede de inovação, representada pela ideia da orquestração; 3) a estrutura da rede; 4)  as saídas de inovação e seus processos; e 5) o alinhamento dos processos de orquestração de redes de inovação quando voltadas ao desenvolvimento de inovações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Bitencourt da Silva, UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Graduado em Administração de Empresas, mestre em Educação Escolar pela UnC/UNICAMP e mestre e doutor em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Professor assistente na UNISINOS, atuando em MBAs da Escola de Gestão e Negócios e do Mestrado Profissional em Direito das Empresas e dos Negócios. Coordenador administrativo dos Institutos Tecnológicos da UNISINOS. Tem experiência na área de administração, com ênfase na implantação e avaliação de sistemas e modelos de gestão. Áreas de interesse: estratégias interorganizacionais e gestão da inovação (tecnológica e social).

Downloads

Publicado

2017-08-24

Como Citar

Silva, S. B. da. (2017). Orquestrando Laboratórios Cidadãos: Um Estudo de Caso no TransLAB. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/14290

Edição

Seção

Contribuição Teórica