A Relação entre o Tutor e o Aluno: Acolhimento e Dádiva no Ensino a Distância

Autores

  • Márcia Cristina Reis Universidade Anhembi Morumbi
  • Maria Rosário Rolfsen Salles Universidade Anhembi Morumbi

Palavras-chave:

Ensino a Distância, Dádiva, Acolhimento, Hospitalidade, Tutoria.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o acolhimento e a hospitalidade no Ensino a Distância (EAD), tendo em vista as especificidades do ambiente virtual e a importância do papel do Tutor no processo de aprendizagem. Utiliza-se, como metodologia, a pesquisa bibliográfica, apoiando-se em autores considerados fundamentais, além de entrevistas com pessoaschave do ambiente virtual. Ressalta-se a contribuição dos estudos sobre hospitalidade para entender as relações professor/tutor e aluno, as quais se iniciam com uma proposta e terminam na construção de vínculos que são a base da hospitalidade. O EAD pressupõe a separação de tempo e espaço, o que torna o ambiente mais distante, frio e, por vezes, hostil. Desta forma, evidencia-se a importância da presença e da ação do tutor, como ator e mediador por meio de ações de acolhimento. Assim, a reflexão serviu de base para a elucidação das relações analisadas, colocando luz sobre as ações do tutor no ambiente virtual, o qual pode ser acolhedor e promover hospitalidade, alterando assim, o resultado do processo de transmissão de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Reis, Universidade Anhembi Morumbi

Professora e Tutora junto aos Cursos de Educação a Distância da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo. Mestre em Hospitalidade junto ao Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, SP.

Maria Rosário Rolfsen Salles, Universidade Anhembi Morumbi

Doutora pela UNESP de Araraquara, SP. Docente e pesquisadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-01-04

Como Citar

Reis, M. C., & Salles, M. R. R. (2018). A Relação entre o Tutor e o Aluno: Acolhimento e Dádiva no Ensino a Distância. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12898

Edição

Seção

Contribuição Teórica