Negação de Formas: Notas sobre Contribuições de Georg Simmel para Compreender Organizações

Autores

  • Gabriela DeLuca
  • Silvia Kihara
  • Carolina Dalla Chiesa

Palavras-chave:

Organização, Coletivos, Simmel, Etnografia

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir como se mantêm dois coletivos, a Casa da Cultura Digital e o Global Shapers Porto Alegre, utilizando como base os conceitos “formas de sociação” e “negação de formas” de Georg Simmel. Para realizar a discussão proposta, escolhemos, a partir da reflexão feita dos dados empíricos, as formas de sociação Sociabilidade, Subordinação e Superordenação e Dinheiro, além do tipo social Estrangeiro. Neste estudo, consideramos as formas de organização destes coletivos como peculiares, pois buscam afastar-se de formatos organizacionais hierárquicos, demasiadamente regrados e autoritários, entendendo-as como uma negação de formas. Na busca por negarem tais formas, os coletivos aceitam-nas e criam outras. Neste sentido, parecem formar “organizações estrangeiras”, as quais se afastam do status quo e também se aproximam. Com isso, buscamos lançar luz às organizações que, de algum modo, tentam criar alternativas de existência. Embora diferentes em suas propostas, elas apresentam aproximações e afastamentos que colaboram para a reflexão teórica sobre organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela DeLuca

Gabriela DeLuca é Mestranda em Filosofia (UFrGS), Mestre em Administração (UFrGS) e graduada em Administração (UFrGS). Tem interesse em teoria do conhecimento e metodologias para as ciências humanas, assim como teorias de carreiras e profissões. Pesquisadora do GINEIT/EA/UFrGS.

Silvia Kihara

Mestre em Administração (UFrGS) e bacharel em Ciências Sociais (UFrGS).

Carolina Dalla Chiesa

Mestranda em Antropologia Social (UFrGS), Mestre em Administração (UFrGS) e graduada em Administração (UFrGS). Tem interesse em pesquisas sobre Antropologia das Organizações e da Economia. Pesquisadora do Grupo de Antropologia da Economia e da Política (GAEP/UFrGS).

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

DeLuca, G., Kihara, S., & Chiesa, C. D. (2016). Negação de Formas: Notas sobre Contribuições de Georg Simmel para Compreender Organizações. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12525

Edição

Seção

Contribuição Teórica