O Turismo como Prática Cultural Organizativa, Sociomaterial e Estética

Autores

  • Marcelo de Souza Bispo Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Turismo como Prática, Práticas, Sociomaterialidade, Estética, Organizações

Resumo

O “turismo como prática cultural organizativa” é uma proposta de um novo olhar para os estudos turísticos, o qual refuta a ontologia hegemônica na compreensão de que o turismo é um fenômeno centrado nos indivíduos, no qual o deslocamento das pessoas é protagonista no entendimento do que vem a ser turismo. Assume-se uma ontologia societal, na qual a construção social é resultado da inter(ação) de humanos e não humanos, no caso do turismo, os humanos sendo os turistas e visitantes, moradores locais e profissionais da área, enquanto os não humanos são todos os elementos que também constituem a atividade turística como os hotéis, aeroportos, praias, montanhas, músicas, traços e ritos culturais, gastronomia, entre outros. Assim, nesta posição filosófica em que não há protagonismo nem de humanos ou mesmo dos não humanos, assume-se uma postura pós-estruturalista e póshumanista, na qual o fenômeno turístico é compreendido como uma prática social geradora de cultura e identidade, fruto de um processo organizativo (organizing), sociomaterial e estético. Destacam-se como possibilidades metodológicas as várias abordagens etnográficas, a etnometodologia e a teoria fundamentada (grounded theory).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Souza Bispo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em administração de empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e pós-doutorado em teoria social pela Universidade de Kentucky (EUA). Professor do departamento de administração da Universidade Federal da Paraíba e coordenador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento (NAC-UFPB).

Downloads

Publicado

2016-08-20

Como Citar

Bispo, M. de S. (2016). O Turismo como Prática Cultural Organizativa, Sociomaterial e Estética. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12523

Edição

Seção

Contribuição Teórica