Uma Agenda de Pesquisa para o Estudo das Práticas Culturais Tradicionais nos Estudos Organizacionais

Autores

  • Marina Dantas de Figueiredo UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Palavras-chave:

Práticas Culturais, Bens Culturais Intangíveis, Preservação, Processos Organizacionais, Estudos Organizacionais

Resumo

Nesta proposta, busca-secompreender a lógica interna das práticas culturais, tendo em vista seus processos organizacionais e suas dinâmicas de mudança e permanência. Toma-se como objeto as práticas culturais identificadas como tradicionais, as quais têm sido alvo de processos de proteção ou salvaguarda por parte de instituições governamentais. Parte-se do pressuposto de que os esforços de proteção destas práticas resumem um quadro amplo de mudanças socioculturais, as quais implicam transformações no sentido e na natureza das mesmas. O objetivo é destacar a importância de uma agenda de questões de pesquisa sobre práticas culturais tradicionaisnos Estudos Organizacionais com os seguintes focos: 1)os processos organizacionais tradicionais que são alheios às lógicas organizacionais contemporâneas e capitalistas; 2) as dinâmicas de mudança e permanência de práticas associadas a manifestações culturais tradicionais; 3) os enfoques metodológicos possíveis para a compreensão das práticas culturais enquanto fenômenos contextuais e históricos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Dantas de Figueiredo, UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza. Doutoranda e Mestre em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

Figueiredo, M. D. de. (2016). Uma Agenda de Pesquisa para o Estudo das Práticas Culturais Tradicionais nos Estudos Organizacionais. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12493

Edição

Seção

Contribuição Teórica