Práticas Organizativas: Um Estudo sobre o Congado na Região do Triângulo Mineiro

Autores

  • Alex Fernando Borges Universidade Federal de Lavras
  • Alessandro Gomes Enoque Universidade Federal de Uberlândia
  • Cairo Mohamad Ibrahim Katrib Universidade Federal de Uberlândia
  • Luciane Ribeiro Dias Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Organizar, Organizing, Prática, Religião, Estudos Organizacionais

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em compreender as práticas de organização das festas de Congado realizadas em uma cidade da região do Triângulo Mineiro. Para tanto, analisamos as ações dos congadeiros à luz de um quadro teórico construído a partir dos conceitos de prática e de organizar (organizing). Metodologicamente, recorremos ao método qualitativo, envolvendo o estudo de cinco ternos de Congado e dos agentes vinculados a essa atividade cultural. Esperamos, com este movimento, tornar visível uma realidade que merece maiores aprofundamentos, abrindo caminho para a realização de pesquisas que problematizem estes objetos à luz dos estudos organizacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Fernando Borges, Universidade Federal de Lavras

Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração – Universidade Federal de Lavras. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – Universidade Federal de Uberlândia.

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política) na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal de Minas Geras. Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – Universidade Federal de Uberlândia.

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em História – Universidade de Brasília. Professor Adjunto da Faculdade de Educação – Universidade Federal de Uberlândia.

Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação – Universidade de Campinas. Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2016-08-18

Como Citar

Borges, A. F., Enoque, A. G., Katrib, C. M. I., & Gonçalves, L. R. D. (2016). Práticas Organizativas: Um Estudo sobre o Congado na Região do Triângulo Mineiro. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12488

Edição

Seção

Contribuição Teórica