Metodologias Integrativas em Projetos de Assistência Técnica para Comunidades Urbanas

Autores

  • Heliana Faria Mettig Rocha Universidade Federal da Bahia
  • Maria Suzana Moura

Palavras-chave:

Metodologias Integrativas, Formação, Assistência Técnica Participativa

Resumo

O objetivo do texto é apresentar e refletir sobre a abordagem das metodologias integrativas (MI) aplicadas em sala de aula e em projetos de assistência técnica para comunidades urbanas, no contexto da primeira turma da Residência Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia da UFBA. Inicialmente, esclarecemos sobre o contexto da experiência. Em seguida, destacamos as referências teóricas das Metodologias Integrativas; bem como a aplicação destas no ambiente de aprendizagem na universidade e posterior inserção dos profissionais residentes em comunidades urbanas de Salvador, entre outras cidades. Por fim, as conclusões apontam que as MI, ao utilizar meios não convencionais de expressão, ampliam as possibilidades de interação e apreensão dos técnicos e sua atuação em projetos de Assistência Técnica para comunidades urbanas mais resilientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heliana Faria Mettig Rocha, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU/UFBA com doutorado sanduíche na UCPh. Graduada em Arquitetura pela UFBA. Integra o Grupo de Pesquisa Labhabitar e o corpo de professores permanentes do curso de especialização em Assistência Técnica para habitação e direito à Cidade - Residência Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia (Residência AU+E/UFBA).

Maria Suzana Moura

Doutora em Administração Pública pela UFBA. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Graduada em Arquitetura pela UFBA. Integra o Grupo de Pesquisa e Extensão sobre Metodologias Integrativas para a Formação e Gestão Social e o Centro Interdisciplinar em desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS).

Downloads

Publicado

2016-08-23

Como Citar

Rocha, H. F. M., & Moura, M. S. (2016). Metodologias Integrativas em Projetos de Assistência Técnica para Comunidades Urbanas. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12464

Edição

Seção

Contribuição Vivencial