Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educaçã

Autores

  • Kelly Cristina Brito-de-Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e Universidade Salvador
  • Marcos Gilberto Dos-Santos Faculdade Anísio Teixeira e Universidade Salvador
  • Jader Cristino de Souza-Silva Universidade do Estado da Bahia e Universidade Salvador
  • Miguel Angel Rivera-Castro Faculdade Anísio Teixeira e Universidade Salvador

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional. Modalidades em AO. Competências Gerenciais. Gestores Públicos.

Resumo

A defesa de gestores públicos competentes para gerenciar tornou-se uma questão emergente no processo de transformações que a agenda reformista propunha. O objetivo desta pesquisa é analisar como gestores públicos de Instituições Federais de Educação – IFEs desenvolvem as competências gerenciais. Adotou-se, nesta investigação, uma metodologia quantitativa, com a participação de 110 gestores públicos de IFEs. Dessa forma, para atender à estrutura da metodologia quantitativa, foram construídas duas escalas – escala de modalidades da aprendizagem organizacional e escala de competências gerenciais. As escalas foram validadas a partir de análise fatorial exploratória. Para identificar a relação entre as variáveis, foi realizada análise de regressão múltipla.  Os resultados sinalizam que as competências gerenciais cognitivas funcionais são explicadas pelas modalidades leitura de textos/banco de dados e mentoria e as competências gerenciais comportamentais políticas são mais influenciadas pelas modalidades leitura de textos/banco de dados e comunidades de prática. Os resultados apontam também que os gestores públicos desenvolvem as competências utilizando modalidades da aprendizagem que se aproximam de pressupostos mais cognitivistas e, em menor relevância, por meio de processos participativos e baseados na prática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Brito-de-Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e Universidade Salvador

Mestre em Administração pela Universidade Salvador. Vinculada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Áreas de interesse em pesquisa: formação de gestores públicos e aprendizagem organizacional.

Marcos Gilberto Dos-Santos, Faculdade Anísio Teixeira e Universidade Salvador

Mestre em Administração pela Universidade Salvador. Vinculado à Faculdade Anísio Teixeira, Feira de Santana/BA – Brasil. Áreas de interesse em pesquisa: Aprendizagem organizacional e formação docente em Administração.

Jader Cristino de Souza-Silva, Universidade do Estado da Bahia e Universidade Salvador

Doutor em Aprendizagem Organizacional pela UFBA/Michigan State University. Vinculado à Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA – Brasil. Áreas de interesse em pesquisa: Aprendizagem organizacional e Formação de gestores.

Miguel Angel Rivera-Castro, Faculdade Anísio Teixeira e Universidade Salvador

Doutor em Economia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Vinculado à Universidade Salvador, Salvador/BA – Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Brito-de-Jesus, K. C., Dos-Santos, M. G., Souza-Silva, J. C. de, & Rivera-Castro, M. A. (2016). Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educaçã. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12292

Edição

Seção

Contribuição Teórica