Monitoramento Quali-quantitativo das Águas dos Principais Rios de Salvador

Autores

  • Rosane Ferreira de Aquino
  • Claudia do Espírito Santo Lima
  • Carlos Romay Pinto da Silva
  • Julio Cesar de Sá da Rocha
  • Eduardo Souza de Athayde
  • Eduardo Farias Topázio

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i1.12069

Palavras-chave:

Rios Urbanos, Medição de Descargas Líquidas, Cargas Orgânicas, Qualidade das Águas

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar os resultados da qualidade da água e da medição das descargas líquidas em pontos específicos dos principais rios das bacias urbanas de Salvador (Camarajipe, Cobre, Ipitanga, Jaguaribe, Lucaia e Pituaçu) e, a partir da análise desses dados, determinar a carga orgânica e de nutrientes transportadas por esses cursos d’água. Foram realizadas medições de vazão utilizando o método Convencional com Molinete Hidrométrico e efetuada a coleta de amostras de água para análise da sua qualidade no período de 13 a 18 de agosto de 2009.  Foi possível verificar a escala de comprometimento da bacia, em termos de carga orgânica, sendo que esses resultados podem subsidiar as ações das instituições gestoras dessas bacias. Sugere-se a implantação de um programa de monitoramento quali-quantitativo em diversos pontos da rede hidrográfica da cidade de Salvador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Ferreira de Aquino

Graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Especialização em Gestão e Conservação dos recursos Hídricos pela UCSal (1999) e Especialista em Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono pela UNIFACS, 2010. Atualmente é Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos  e Coordena a área de Monitoramento Hidrometeorológico do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Claudia do Espírito Santo Lima

Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia e atua no monitoramento da qualidade das águas das praias do Estado.

Carlos Romay Pinto da Silva

Especialista em Gestão Informatizada em Recursos Hídricos pelo Instituto de Ciências da Computação da UFBA (2002). Geólogo pela UFBA (1987); Especialista em Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono pela UNIFACS, 2010; Atualmente é Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA.

Julio Cesar de Sá da Rocha

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós Doutoramento em Antropologia na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia, professor ESAD - Ordem dos Advogados do Brasil, professor do mestrado em geografia da UFBA, Membro da Comissão Especial de Direito Sanitário e Saúde do Conselho Federal da OAB Federal. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Especiais e História do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: história do direito, direito ambiental, meio ambiente, direito da saúde, saúde do trabalhador, águas e direito, direito e democracia, gestão participativa, direito internacional.

Eduardo Souza de Athayde

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana . Pertence ao quadro permanente de Servidores públicos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA, Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Atualmente Trabalha na Gestão dos Recursos Hídricos no Estado da Bahia com ênfase no monitoramento hidrológico do estado, fiscalização gestão de contratos, análise de pleitos de outorga, licenciamento ambiental, educação ambiental. Atuando também na área de Geografia, Gestão de Bacias Hidrográficas, Hidrologia, hidrometria, geoprocessamento, monitoramento ambiental, Espeleologia.

Eduardo Farias Topázio

Graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal da Bahia (1989) / Mestrado em Engenharia Oceânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Coordena a área de Monitoramento ambiental e dos recursos hídricos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA.

Downloads

Publicado

2012-02-05

Como Citar

Aquino, R. F. de, Lima, C. do E. S., Silva, C. R. P. da, Rocha, J. C. de S. da, Athayde, E. S. de, & Topázio, E. F. (2012). Monitoramento Quali-quantitativo das Águas dos Principais Rios de Salvador. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i1.12069

Edição

Seção

Contribuição Tecnológica