Fontes de Poluição e o Controle da Degradação Ambiental dos Rios Urbanos em Salvador

Autores

  • Wilson Rossi
  • Lívia Castello Branco
  • José Antônio Lacerda
  • Ana Cláudia Gomes
  • Elizabeth Maria Souto Wagner

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i1.12068

Palavras-chave:

Degradação Ambiental, Rios Urbanos, Ocupação Desordenada

Resumo

A expansão urbana desordenada ou mal planejada, aliada ao conhecimento unilateral dos planejadores e gestores municipais sobre o papel dos rios urbanos para as cidades, acaba por conferir a esses corpos hídricos condições de insalubridade e de natureza opostas às suas funções ecológicas. Este texto identifica as principais fontes de poluição dos rios de Salvador, que são, sobretudo, resultado da ausência de soluções adequadas para o esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos, o que contribui para que as águas servidas sejam conduzidas ou escoadas pela rede de drenagem ou pelas calhas dos rios. Os resultados desta pesquisa devem contribuir para a ampliação do debate em torno da problemática da degradação ambiental dos rios urbanos da cidade do Salvador-Bahia, assim como a adoção de medidas de reabilitação, recuperação ou revitalização dos nossos rios urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Rossi

Analista Técnico do Instituto do Meio Ambiente E Recursos Hídricos – INEMA.

Lívia Castello Branco

Mestrado em Análise ou Desenvolvimento Regional e Urbano pela UNIFACS (2003), especialização em planejamento e gestão ambiental (1988), graduação em Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (1981).  Professora de pós graduação em gerenciamento ambiental da Universidade Católica de Salvador e da Faculdade Área 1. Atualmente é professora colaboradora do Centro Universitário Jorge Amado e Analista Técnico do Instituto do Meio Ambiente E Recursos Hídricos – INEMA.

José Antônio Lacerda

Doutorando em geologia e recursos hídricos pelo Instituto de Geociências da UFBA (2004), mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2003), Especialização em Saúde Publica Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1995), Especialização em Planejamento e Administração de Recursos Naturais pela UFBA (1986), Especialização em Gerenciamento Costeiro pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1984). Graduação em Biologia pela Universidade Católica do Salvador (1982).

Ana Cláudia Gomes

Bióloga,  especialista em Educação Ambiental. UCSAL. Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da UFBA. Presidente da Embasa e vicepresidente da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais – AESBE. Atualmente desenvolve pesquisas sobre água, saneamento básico, responsabilidade social, sustentabilidade, gestão de serviços públicos de saneamento básico, engenharia sanitária e ambiental.

Elizabeth Maria Souto Wagner

Doutora em Ciências Políticas no Instituto Universitário de Pesquisas no Rio de Janeiro IUPERJ (2009) com um ano de bolsa sanduíche no Massachusetts Institute of Technology, mestrado em Ciência Política e Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2001),  graduação em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1999). Participou da elaboração e execução de políticas públicas, especialmente para mulheres, meio ambiente e educação, quando vereadora, vice-prefeita e secretária de educação de Salvador, e como diretora geral do Instituto do Meio Ambiente da Bahia.

Downloads

Publicado

2012-02-05

Como Citar

Rossi, W., Castello Branco, L., Lacerda, J. A., Gomes, A. C., & Wagner, E. M. S. (2012). Fontes de Poluição e o Controle da Degradação Ambiental dos Rios Urbanos em Salvador. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i1.12068

Edição

Seção

Contribuição Tecnológica