As Mudanças na Administração Pública e as Políticas Culturais no Brasil

Autores

  • Barbara Calçado Lopes Martins Universidade Federal de Viçosa
  • José Ricardo Vitória Universidade Federal de Viçosa
  • Magnus Luiz Emmendoerfer Universidade Federal de Viçosa
  • Alexandre Sette Abrantes Fioravante Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Administração, Política, Pública, Cultura, Social.

Resumo

A trajetória das políticas públicas de cultura demonstra que elas variam bastante de um governo para o outro, e que não houve ainda uma política pública de cultura que fosse considerada em longo prazo, como ocorre em outros setores, como a saúde e a educação. Isso ocorre devido às diferentes compreensões de cultura que cada governo tem. A administração pública também vem passando por várias mudanças, algumas até consideradas “reformas”, devido à grande transformação que apresentam na estrutura do governo. Considerando essas informações, esta pesquisa buscou analisar a influência das mudanças na administração pública brasileira na cultura, através das políticas públicas de cultura. Como resultado observou-se que há uma grande relação entre elas, e as políticas públicas adotadas estão baseadas na compreensão que cada governo tem sobre o significado de cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Calçado Lopes Martins, Universidade Federal de Viçosa

Professora na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (UNIVIÇOSA). Administradora e  Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa.

José Ricardo Vitória, Universidade Federal de Viçosa

Doutorando no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Vicosa (UFV). Administrador e Mestre pela Universidade Federal de Viçosa.

Magnus Luiz Emmendoerfer, Universidade Federal de Viçosa

Professor e Pesquisador no Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Vicosa (UFV) com atuação no Programa de Pos-graduação. Pos-doutor em Ciências da Administração (Concentração em Administração Pública) na Universidade do Minho e em Turismo na Universidade do Algarve, Portugal. Doutor em Ciencias Humanas: Sociologia e Politica pela UFMG. Administrador e Mestre em Administracao pela UFSC.

Alexandre Sette Abrantes Fioravante, Universidade Estadual de Campinas

Professor do curso de pós-graduação em Gestão Cultural Desenvolvimento e Mercado do Centro Universitário SENAC São Paulo. Estudante de Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Economista e mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

2017-05-13

Como Citar

Martins, B. C. L., Vitória, J. R., Emmendoerfer, M. L., & Fioravante, A. S. A. (2017). As Mudanças na Administração Pública e as Políticas Culturais no Brasil. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/11912

Edição

Seção

Contribuição Teórica