Movimentos das Águas Caboclas

Autores

  • Charlene Sales Bicalho Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Regência Augusta, Pesca Artesanal, Fotografia, Cotidiano, Ruptura

Resumo

O ensaio fotográfico “Movimentos das Águas Caboclas: uma narrativa visual sobre cotidiano e ruptura na comunidade pesqueira de Regência Augusta-ES” é um recorte do acervo de imagens reunidas durante a pesquisa participante realizada in locus pela autora. Iniciado em 2010, o trabalho fotográfico fitou - inicialmente com um olhar estrangeiro - a pequena vila de pescadores composta por 288 famílias. Durante cerca de dezoito meses, seja andando pelos rios e mares ou navegando pelas ruas de Regência Augusta, captou-se a indistinção entre a arte e a vida; os laços familiares e de amizade; as habilidades e técnicas refinadas que humanizam o mar; as lutas travadas entre o homem e o peixe pela sobrevivência; as mulheres tratando os peixes junto com os filhos nos quintais; os homens que carregam o mar nas mãos; os olhos mirando a incerteza da chegada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charlene Sales Bicalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Administração Empreendedora pelo centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente trabalha na Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo no cargo de Diretora do Teatro Carlos Gomes.

Downloads

Publicado

2016-08-27

Como Citar

Bicalho, C. S. (2016). Movimentos das Águas Caboclas. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/11709

Edição

Seção

Contribuição Fotográfica