Avaliação da Gestão do Programa Bolsa Família na Bahia

Autores

  • Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Ambrozina de Abreu Pereira Silva Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Elizabeth Matos Ribeiro Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.11282

Palavras-chave:

Avaliação, Políticas Públicas, Programa Bolsa Família.

Resumo

Este estudo visa avaliar o desempenho da gestão do Programa Bolsa Família (PBF), tendo como objeto de análise o Índice de Gestão Descentralizada (IGD). A abordagem teórica utilizada foi a avaliação de políticas públicas e o modelo de gestão do programa, compreendido pelas dimensões da gestão e gerência do PBF. Escolheu-se como unidade de análise o estado da Bahia, e o conjunto de dados secundários utilizados foi obtido por meio de informações e publicações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e acessados para todos os municípios baianos. Os resultados apontaram que, na Bahia, a maioria dos municípios possui bom desempenho na gestão do programa. Contudo, para alguns municípios baianos, ainda há necessidade da efetivação de pactos entre as diferentes esferas do governo para aprimorar a gestão do programa em seus âmbitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doraliza Auxiliadora Abranches Monteiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Ambrozina de Abreu Pereira Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Professora do Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais (DECEG) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) 

Elizabeth Matos Ribeiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Ciências Políticas e da Administração pela Universidade de Santiago de Compostela e Professora adjunta do Departamento de Finanças e Políticas Públicas da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Downloads

Publicado

2014-06-24

Como Citar

Monteiro, D. A. A., Silva, A. de A. P., & Ribeiro, E. M. (2014). Avaliação da Gestão do Programa Bolsa Família na Bahia. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 3(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.11282

Edição

Seção

Contribuição Teórica