Avaliação e Monitoramento em Gestão Social: Notas Introdutórias
DOI:
https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v3i3.11261Palavras-chave:
Avaliação, Monitoramento, Gestão Social, Desenho Avaliativo, Aprendizagem em AvaliaçãoResumo
As noções de avaliação e monitoramento constituem-se, por si só, em dois conceitos polissêmicos carregados de muitas possibilidades interpretativas, inclusive no que concerne à própria relação entre estes dois, que pode variar da sinonímia até a mais absoluta autonomia. Quando aplicados ao campo em construção da gestão social, esses tendem a adquirir novas possibilidades interpretativas, que resultam em cruzamentos com diferentes graus de coerência e pertinência. A partir dessa breve leitura, este artigo apresenta e discute um possível caminho para as práticas de avaliação e monitoramento em contextos de gestão social. Esta proposta assume uma determinada relação entre as noções de gestão social e avaliação e monitoramento, para, em seguida, apresentar os contornos avaliativos para o objeto “processos de desenvolvimento socioterritorial”. Tais contornos incluem a discussão sobre desenho, formulação do problema, valores, públicos e usos da avaliação e monitoramento, bem como sobre os desafios de aprendizagem implicados em tais experiências. Conclui apresentando o conteúdo deste número temático.