Sustentabilidade de Eventos Turístico-Culturais: Um Estudo sobre o "Chuva de Bala no País de Mossoró"

Autores

  • Aurineide Filgueira Andrade Universidade Potiguar/ UnP – Rede Laureate International Universities
  • Fernanda Fernandes Gurgel Universidade Potiguar/ UnP – Rede Laureate International Universities
  • Lydia Maria Pinto Brito Universidade Potiguar/ UnP – Rede Laureate International Universities

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Chuva de Bala no País de Mossoró, Eventos Culturais.

Resumo

Os desafios do mundo contemporâneo têm gerado debates e reflexões no cenário político, social e econômico sobre modelos e alternativas para o Desenvolvimento Sustentável (DS), cujos pressupostos partem do processo de mudança social e elevação das oportunidades da sociedade, compatibilizando, no tempo e no espaço, o crescimento e a eficiência econômicos, a conservação ambiental, a qualidade de vida e a equidade social, partindo de um claro compromisso com o futuro e a solidariedade entre gerações. A presente pesquisa propôs-se a estudar o evento Chuva de Bala no País de Mossoró com ênfase no Desenvolvimento Sustentável na percepção dos atores sociais. O trabalho caracterizou-se pela natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas realizadas com 35 atores sociais envolvidos no evento. Para o tratamento dos dados, foi realizada a análise de conteúdo, utilizando categorias prévias propostas por Sachs (1993; 2001). Os resultados mostram que a dimensão ecológica está diretamente associada à reciclagem e à reutilização de materiais. A dimensão econômica é compreendida como possibilidade de crescimento econômico e geração de renda para trabalhadores locais. Já a dimensão social é percebida ao possibilitar maior igualdade e justiça na distribuição da renda, melhorando os direitos e as condições da população. A dimensão cultural está presente na promoção da diversidade e da identidade cultural. Conclui-se que o evento, embora não contemple um projeto contendo requisitos da sustentabilidade, atende parcialmente às dimensões e aos pressupostos do DS. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurineide Filgueira Andrade, Universidade Potiguar/ UnP – Rede Laureate International Universities

Possui graduação em Administração, pós-graduação em Gestão de Pessoas e mestrado em Administração pela universidade Potiguar - unP. Professora titular da Escola de Gestão e negócios da universidade Potiguar/Laureate. tem experiência na área de Gestão de Pessoas e Gestão de Serviços, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento estratégico da gestão de pessoas; avaliação de desempenho; desenvolvimento de pessoas e de organizações; marketing de Serviços e; desenvolvimento local.

Fernanda Fernandes Gurgel, Universidade Potiguar/ UnP – Rede Laureate International Universities

Graduação em Psicologia pela universidade Federal do rio Grande do norte (1999), Doutorado em Psicologia Social pela uFrn / uFPB, com estágio na universidade Complutense de Madri (Espanha). Interesse de pesquisa nas áreas de Psicologia Social, Ambiental, Organizacional e Segurança no trabalho. Participante, desde 2006, da Associação nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (AnPEPP - Gt Psicologia Ambiental). Professora da Faculdade de Ciências da Saúde do trairí (FACISA/uFrn) e pesquisadora associada do grupo de pesquisa Inter-ação Pessoa-Ambiente (UFRN).

Lydia Maria Pinto Brito, Universidade Potiguar/ UnP – Rede Laureate International Universities

Possui graduação em Serviço Social pela uECE, mestrado em Sociologia e doutorado em Educação pela uFC Ceará. Professora titular do Curso de Mestrado em Administração da universidade Potiguar-rn. tem experiência na área de Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competência, gestão do conhecimento, organizações de aprendizagem, comportamento organizacional , gestão estratégica de pessoas, relações de trabalho e responsabilidade social. Professora de cursos de Pósgraduação - Especialização da uFC/Cetrede/FIEC, uECE, unIFOr, dentre outras instituições. Presta consultoria a várias empresas e entidades de classe. Autora/Coautora de diversas publicações.

Downloads

Publicado

2016-08-13

Como Citar

Andrade, A. F., Gurgel, F. F., & Brito, L. M. P. (2016). Sustentabilidade de Eventos Turístico-Culturais: Um Estudo sobre o "Chuva de Bala no País de Mossoró". Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 4(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/11244

Edição

Seção

Contribuição Teórica