Análise da (Re)Configuração Estrutural de uma Organização Conveniada ao Programa Cultura Viva: Estudo de caso a partir da percepção dos gestores

Autores

  • Suzanny Carla Santos Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • Carlos Everaldo Silva da Costa Universidade Federal de Alagoas
  • Rafaela Albuquerque Valença de Araújo Universidade Federal de Pernambuco
  • Diego Ribeiro Feitosa Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i2.10608

Palavras-chave:

Programa Cultura Viva, Organizações Culturais, Estrutura Organizacional, Ponto de Cultura, Burocracia.

Resumo

Uma das formas de perceber o agrupamento humano em sociedade é a partir das organizações. Sejam públicas, privadas ou da sociedade civil, as mesmas interagem com o ambiente em que atuam e constroem visões de mundo. Neste estudo qualitativo, o objetivo foi perceber de que modo a implementação do Programa Cultura Viva impactou a estrutura de um Ponto de Cultura em Arapiraca, agreste de Alagoas. Para alcançar este objetivo, foi feito um estudo de caso, apoiado pela pesquisa bibliográfica e de campo com observações diretas, além da aplicação de entrevistas semiestruturadas com sujeitos representativos da organização. A associação escolhida é denominada “Cultura para o Desenvolvimento” e foi escolhida intencionalmente e de forma não probabilística. Como considerações sobre o trabalho, observou-se que o convênio com o Governo Federal exige adaptações mútuas e imposição da estrutura governamental no que diz respeito ao uso de mecanismos burocráticos com os quais a organização não era habituada a lidar, o que fez com que o convênio não alcançasse êxito. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzanny Carla Santos Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é técnica de projetos na Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da Universidade Federal de Alagoas / Campus Arapiraca. Atua principalmente com projetos sociais com ênfase em Economia Solidária, Geração de emprego e renda e Desenvolvimento territorial.

Carlos Everaldo Silva da Costa, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor do Curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas/ Campus Maceió e Doutorando em Administração na Universidade Federal de Pernambuco.

Rafaela Albuquerque Valença de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco, com passagem pela Universidad Mayor em Santiago/Chile, e mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência profissional nas áreas Financeira/Bancária, Investimentos, Contábil, Gestão de Mobilização Social e Cadeia de Suprimentos.

Diego Ribeiro Feitosa, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é tutor virtual na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no curso de bacharelado em Administração Pública e Professor no SENAI-PE.

Downloads

Publicado

2015-04-09

Como Citar

Almeida, S. C. S., Costa, C. E. S. da, Araújo, R. A. V. de, & Feitosa, D. R. (2015). Análise da (Re)Configuração Estrutural de uma Organização Conveniada ao Programa Cultura Viva: Estudo de caso a partir da percepção dos gestores. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 4(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i2.10608

Edição

Seção

Contribuição Teórica