Desenvolvimento (Humano) Sustentável e Metodologias Integrativas para Educação e Gestão Social

Autores

  • Maria Laís Santos Leite Universidade Federal do Cariri - UFCA

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, desenvolvimento humano, metodologias integrativas, gestão social, interdisciplinaridade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo tecer considerações sobre o desenvolvimento sustentável e desenvolvimento humano e lançar algumas considerações acerca das metodologias integrativas como possibilidade de religação entre estes. Utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica sobre o desenvolvimento sustentável por meio dos autores Bursztyn (1993), Bartholo Jr. e Bursztyn (2001) e Barbosa (2008), dos pilares que o integram em Sachs (2004) e UNESCO (2005) e da interdisciplinaridade neste campo Bursztyn (2001), Leff (2000) e outros, considerações sobre o desenvolvimento humano em Morin e Kern (2000), Grangeiro (2013) e Sen (2010) e as metodologias integrativas para educação e gestão social através de Giannella (2013, 2008) e Giannella et al. (2011). A partir da discussão dos conceitos percebeu-se a necessidade de “trazer para a lupa” a importância da dimensão humana como meio e objetivo no contexto do desenvolvimento sustentável e da utilização das metodologias integrativas como possibilidade de religação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Laís Santos Leite, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável - PRODER da Universidade Federal do Cariri - UFCA. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Leão Sampaio- UniLeão (2008-2012). Atualmente é servidora técnico-administrativa na Universidade Federal do Cariri - UFCA, exercendo a função de Coordenadora de Integração e Articulação com a Comunidade da PróReitoria de Extensão e Coordenadora do Programa de Extensão Paidéia Cidade Educadora.

Downloads

Publicado

2017-05-13

Como Citar

Leite, M. L. S. (2017). Desenvolvimento (Humano) Sustentável e Metodologias Integrativas para Educação e Gestão Social. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/10208

Edição

Seção

Contribuição Teórica