O Processo de Delimitação dos Bairros de Salvador: Relato de uma Experiência

Autores

  • Elba Guimarães Veiga
  • Cássio Marcelo Silva Castro
  • Anderson Gomes de Oliveira
  • Adalberto Bulhões
  • Vitória Régia Sampaio
  • Aline Farias Souza
  • Carlos Henrique Cardoso
  • Leonardo Dias Afonso

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i1.10193

Palavras-chave:

Salvador, Bairros, Delimitação

Resumo

O processo de atualização da delimitação dos bairros do município de Salvador, que resultou na definição de 160 bairros e, além das ilhas, foi realizado entre outubro de 2007 e outubro de 2009 por uma equipe multidisciplinar composta por técnicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Governo do Estado, da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e da Prefeitura Municipal de Salvador (PMS). O conceito de bairro trabalhado ao longo do projeto, foi elaborado tendo como elemento estruturante as noções de identidade e de pertencimento do morador, além de aspectos de natureza urbanística. Este esforço conjunto visou à construção de uma unidade de referência para o cidadão, pesquisadores e gestores da cidade, uma vez que, por falta de uma delimitação oficial de bairros, muitas instituições que atuam no espaço urbano produziram os seus próprios recortes territoriais, criando um emaranhado de traçados, sem que o cidadão efetivamente nele se reconheça. Essa experiência se constitui em uma referência para quem trabalha com pesquisa, ensino e gestão pública e que tem no território um ponto de confluência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elba Guimarães Veiga

Analista de Sistemas pela Universidade Católica do Salvador - UCSal, Mestre em Redes de Computadores Universidade Salvador – UNIFACS. Atualmente é Subcoordenadora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Salvador – SEDHAM.

Cássio Marcelo Silva Castro

Bacharel em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Pós-graduado em Gestão Governamental pela UNEB e Mestre em Engenharia Ambiental Urbana Universidade Federal da Bahia – UFBA. Atualmente é Chefe de Setor na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Salvador –SEDHAM e Professor Assistente do Centro Universitário Estácio da Bahia – Estácio FIB.

Anderson Gomes de Oliveira

Bacharel em Geografia pela Universidade Católica do Salvador - UCSal, Mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Atualmente é Chefe do Setor de Dados e Informações Geoespaciais na Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER e Professor Assistente na Universidade Salvador – UNIFACS.

Adalberto Bulhões

Assessor Chefe da Superintendência do Meio Ambiente de Salvador – SMA.

Vitória Régia Sampaio

Arquiteta pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Atualmente é técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia – CONDER.

Aline Farias Souza

Licenciada em História pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Atualmente é Professora da rede pública estadual da Bahia.

Carlos Henrique Cardoso

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Leonardo Dias Afonso

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Atualmente é Analista de Planejamento, Gestão e Infra-estrutura em Informações Geográficas e Estatísticas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, unidade Piauí.

Downloads

Publicado

2012-02-05

Como Citar

Veiga, E. G., Castro, C. M. S., Oliveira, A. G. de, Bulhões, A., Sampaio, V. R., Souza, A. F., Cardoso, C. H., & Afonso, L. D. (2012). O Processo de Delimitação dos Bairros de Salvador: Relato de uma Experiência. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i1.10193

Edição

Seção

Contribuição Tecnológica