Atores Econômicos e Poder Público: Uma Avaliação Ex Ante das Ações do Poder Público para o Setor de Tecnologia da Informação

Autores

  • Cecilia Alves da Silva Antero Universidade Federal de Viçosa
  • Bruno Tavares UFV
  • Suely Fátima Ramos Silveira UFV
  • Carla Cristina da Silva UFV

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i2.10164

Palavras-chave:

Avaliação Ex Ante, Política Pública, Atores, Tecnologia da Informação, APLs.

Resumo

Com a instituição da política pública de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) em 2004 pelo poder público federal, seguida da adoção da mesma pelo poder público de Minas Gerais em 2006, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos APLs, tornou-se importante criar meios para que tal política alcançasse seus objetivos. Destaca-se a Avaliação ex ante como alternativa de antecipar possibilidades quanto aos resultados da política antes mesmo de sua implementação efetiva. O objetivo deste artigo é realizar uma avaliação ex ante das ações do poder público a partir da ótica dos atores não governamentais localizados em Juiz de Fora - MG. Foi analisada a Política Estadual de Apoio aos APLs ao descrever ações no âmbito do estado de Minas Gerais. Foi adotada, como meio de coleta, a entrevista, cujas informações foram analisadas pelo software NVivo® e interpretadas por meio de análise de conteúdo. A avaliação ex ante foi adotada como instrumento nesta investigação para auxiliar a compreensão do fenômeno em estudo, de forma a permitir reflexões sobre informações de aplicação de recursos, antes da implementação. Adicionalmente, espera-se contribuir para a operacionalização desta forma de avaliação, dada a escassez de trabalhos empíricos que adotam a avaliação ex ante como objeto de estudo. Dentre as percepções dos atores, destacam-se ponderações positivas e negativas em relação às ações do poder público de Minas Gerais. De forma geral, é possível concluir que as diretrizes da política correspondem às necessidades apresentadas pelos atores investigados. Todavia, os atores revelaram um relativo desconhecimento das ações governamentais, que se limitava ao acesso aos potenciais benefícios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Alves da Silva Antero, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Administração pela  Faculdade de Viçosa (2009), especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Viçosa (2013), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Tem experiência na área de Administração. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Local, Economia Criativa, Finanças, Arranjo produtivo local, Governança e Planejamento Estratégico em instituições sem fins lucrativos.

Bruno Tavares, UFV

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2011) . Atualmente é Professor Adjunto (DR) nível I da Universidade Federal de Viçosa, Membro de corpo editorial do Administração Pública e Gestão Social, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Gestão de Negócios (Online), Revisor de periódico da Revista Gestão e Tecnologia, Revisor de periódico do Administração Pública e Gestão Social e Revisor de periódico do Desenvolvimento Regional em debate. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão social. Atuando principalmente nos seguintes temas: Arranjo produtivo local, Desenvolvimento empresarial, Pequena empresa, estratégia.

Suely Fátima Ramos Silveira, UFV

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Ciências Econômicas e Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa e Doutora em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade do CNPq. Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS). Membro da Rede de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Membro da Comunidade GIGAPP. Grupo de Investigación em Gobierno, Administación y Politicas Públicas (Madri, Espanha). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Líder de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2013-2014. Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, nas linhas de pesquisa Desenvolvimento e Gestão Social e Planejamento e Políticas Públicas, com pesquisas nas áreas temáticas: Administração Pública; Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; e Desenvolvimento.

Carla Cristina da Silva, UFV

Professora no Instituto Federal Sul de Minas Gerais, campus Poços de Caldas. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Pesquisadora sobre o tema governança em arranjo produtivo local.

Downloads

Publicado

2015-04-09

Como Citar

Antero, C. A. da S., Tavares, B., Ramos Silveira, S. F., & Silva, C. C. da. (2015). Atores Econômicos e Poder Público: Uma Avaliação Ex Ante das Ações do Poder Público para o Setor de Tecnologia da Informação. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 4(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v4i2.10164

Edição

Seção

Contribuição Tecnológica