Sucessão e Parceria em uma Empresa Capixaba de Bebidas: Durante o Jantar

Autores

  • Claudiani Waiandt
  • Eduardo Davel

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.10070

Palavras-chave:

Organização familiar, Gestão Social, Cultura Organizacional, Representações Sociais, Poder.

Resumo

O texto apresenta um conto sobre as dificuldades encontradas na gestão e no crescimento de uma organização familiar capixaba de bebidas. O conto narra um jantar em que o proprietário da organização, de descendência germânica, busca um novo sócio, de origem italiana, com uma cultura distinta e um olhar diferenciado da gestão para investir no mercado de cerveja. A estória, baseada em um estudo de caso verídico, perpassa por vários temas sobre a gestão familiar como: mudanças organizacionais, cultura organizacional, representações sociais, relações de poder, emoção e conflitos. Por meio desta contribuição vivencial, busca-se enriquecer a análise organizacional e apresentar material para realização de atividades nos cursos de graduação e pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiani Waiandt

Professora adjunta da Escola de Administração, na Universidade Federal da Bahia. Coordenadora executiva do Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social do CIAGS e pesquisadora junto à FAPESB com o Projeto “Trajetórias institucionais e modelos de educação profissional: formação de líderes baianos”. Suas áreas de interesse incluem a educação profissional, gestão social e cultura e simbolismo, com ênfase na formação do gestor social e história do ensino. 

Eduardo Davel

Professor na ESA – École des sciences de l’administration de la TELUQ (Université du Québec) e do CIAGS, Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Seus interesses de pesquisa incluem ensino e aprendizagem da administração, bem como práticas de gestão e empreendedorismo nas indústrias criativas.

Downloads

Publicado

2012-06-05

Como Citar

Waiandt, C., & Davel, E. (2012). Sucessão e Parceria em uma Empresa Capixaba de Bebidas: Durante o Jantar. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.10070

Edição

Seção

Contribuição Vivencial