Ações Empreendedoras e o Imaginário Social: Do Coronel Duarte ao Setor de Transporte de Cargas de Iconha

Autores

  • Rodrigo Kuyumjian
  • João Gualberto Moreira Vasconcellos
  • Marcelo Zandomingue Monti
  • Sérgio Robert de Sant'Anna

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.10068

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Coronelismo, Imigração, Caminhões, Imaginário.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a presença do Coronel Duarte na formação de Iconha e sua capacidade empreendedora como elemento social- histórico relevante no imaginário local, além de observar possíveis correlações frente à organização empresarial atual do Setor de Transporte de Cargas dessa cidade. Para tal, foram pesquisadas produções bibliográficas sobre a história de Iconha, como, também, realizadas entrevistas semiestruturadas e observações diretas junto às instituições locais do atual Setor de Transporte Rodoviário de Carga. O olhar do filósofo grego Cornelius Castoriadis é, neste artigo, elemento preponderante para elucidação de eventuais correlações; pois, o que se presume haver concluído, aqui, é o fato de que significações imaginárias instituídas, sobretudo em imigrantes italianos residentes em Iconha – entre o final do século XIX e início do XX –, entrelaçadas simbolicamente pelo elemento central do Coronel Duarte, ainda podem ser encontradas na vida de profissionais relacionados ao segmento de transporte de cargas do município, em dias presentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Kuyumjian

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduado em Comunicação Social, com Habilitação em Marketing pela Universidade Mackenzie (2000). Especialização em Semiótica Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica, PUC-SP. Possui MBA Executivo em Administração de Empresas, com ênfase em Meio Ambiente, pela Fundação Getúlio Vargas, FGV-SP. Tem experiência com projetos sociais em aldeias africanas (Moçambique), responsabilidade social (BHP Billiton - MOZAL II), sustentabilidade, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas (Fundação CASA - antiga FEBEM/SP), dentre outros. Atualmente, é Gerente Social no Instituto IDEIAS - Iniciativas Sustentáveis. 

João Gualberto Moreira Vasconcellos

Professor Titular aposentado da UFES, onde lecionou no curso de graduação e administração e também no mestrado da mesma área. Coordenou linhas de pesquisa denominada Capital Cultural, Desenvolvimento e Poder Local. Diretor da Futura Pesquisa e Consultoria, com atuação nos estados da Bahia e Espírito Santo. Pesquisador Associado do CIAGS/UFBA. Possui doutorado em Sociologia Política na EHESS, Paris, França. Autor, dentre outros livros, de A Invenção do Coronel, Edufes, 1995 e co-autor, com Roberto da DaMatta, de "Fé em Deus e Pé na Tábua", Ed. Rocco, 2010.

Marcelo Zandomingue Monti

Consultor sênior em estratégia organizacional e conselheiro do Instituto Innovare, Vitória, Espírito Santo, onde coordena projetos de desenvolvimento empresariais e públicos, inclusive de cidades. É mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo e suas áreas de interesse em pesquisa incluem estratégia organizacional, desenvolvimento de cidades e capital social. 

Sérgio Robert de Sant'Anna

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Espírito Santo. Suas áreas de interesse incluem marketing, consumo e semiótica.

Downloads

Publicado

2012-04-21

Como Citar

Kuyumjian, R., Vasconcellos, J. G. M., Monti, M. Z., & Sant’Anna, S. R. de. (2012). Ações Empreendedoras e o Imaginário Social: Do Coronel Duarte ao Setor de Transporte de Cargas de Iconha. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.10068

Edição

Seção

Contribuição Teórica