Modernidade e Tradição em Anthony Giddens: um Olhar sobre os Estilos de Vida nas Paneleiras de Goiabeiras

Autores

  • Giovana Gava Camiletti

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.10067

Palavras-chave:

Modernidade, Tradição, Estilo de Vida, Paneleiras de Goiabeiras, Consumo.

Resumo

O artigo analisa a existência de um discurso institucional recorrente entre as Paneleiras de Goiabeiras (ES). Tal discurso, responsável pela orientação para o mercado da atividade de fazer panelas de barro, possui a tradição como pano de fundo e o objetivo central deste artigo é a análise de sua sobrevivência na lógica mercadológica moderna considerando um dos aspectos da modernidade determinados por Giddens: os estilos de vida. Avaliamos o discurso: “ser paneleira é um orgulho e fazer panelas de barro é contribuir para a cultura capixaba”. O método de pesquisa utilizado no trabalho foi o qualitativo e a coleta de dados foi feita por meio da observação não-participante aliada à realização de entrevistas em profundidade com atores pertencentes à Associação Paneleiras de Goiabeiras, entidade responsável pela institucionalização e certificação da atividade e pela noção da importância da arte de fazer panelas de barro para as próprias paneleiras, pela valorização cultural deste  saber-fazer e pelas contribuições desta manifestação para a cultura capixaba. Todos estes aspectos presentes no discurso das paneleiras. Os resultados do trabalho sugerem que a sobrevivência desse discurso está pautada na reinvenção de uma tradição que vigora na modernidade, uma vez que foi construído com o objetivo de resgate de uma memória cultural e é reproduzido com a finalidade de estabelecer um elo forte de ligação entre as paneleiras, o saber-fazer, o produto e o mercado. Assim, o discurso recorrente é construído pautado em uma lógica mercadológica edificada na modernidade,  a qual, simplificadamente, se resume a  maximizar     lucros e minimizar custos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Gava Camiletti

Professora nas Faculdades Integradas Espírito-Santenses (FAESA) e Assessora Especial de Planejamento Estratégico na Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de Cariacica (ES). Suas áreas de interesse incluem os estudos de aspectos relativos à formação sócio- histórica da identidade capixaba bem como a exploração dos elementos que contribuem para sua compreensão na atualidade considerando o cenário social, cultural, político e econômico do estado.

Downloads

Publicado

2012-04-21

Como Citar

Camiletti, G. G. (2012). Modernidade e Tradição em Anthony Giddens: um Olhar sobre os Estilos de Vida nas Paneleiras de Goiabeiras. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.10067

Edição

Seção

Contribuição Teórica