Representações Familiares a partir da Gestão: um Estudo do Caso de uma Indústria de Bebidas

Autores

  • Claudiani Waiandt
  • Gelson Silva Junquilho

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.10064

Palavras-chave:

Representações Sociais, Representações Familiares, Gestão, História de Vida, Organizações Familiares.

Resumo

Com este artigo, analisa-se como determinadas práticas cotidianas de gestão reproduzem, por meio de representações, imagens familiares em uma indústria de bebidas. Por meio de técnica de história de vida, de entrevista semiestruturada, de observação não participante e de análise de documentos, realizou-se a pesquisa. Percebe-se uma representação em transição ao longo de duas gerações na administração: do “pai tradicional” ao “pai moderno”. A partir dessa premissa, verifica-se que essas imagens interagem com as práticas cotidianas dos gestores que tendem à pessoalidade, a certa informalidade, ao autoritarismo, ao “apaga incêndio”. Sendo assim, o artigo contribui para a teoria organizacional à medida que indica uma distinta perspectiva de análise do estudo em organizações familiares, ressalta a metodologia da história de vida para uma ampla contextualização do campo de pesquisa e propõe estudos das representações familiares em organizações que não são de propriedades da família, mas que assumem esse discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudiani Waiandt

Professora adjunta da Escola de Administração, na Universidade Federal da Bahia. Coordenadora executiva do Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social do CIAGS e pesquisadora junto à FAPESB com o Projeto “Trajetórias institucionais e modelos de educação profissional: formação de líderes baianos”. Suas áreas de interesse incluem a educação profissional, gestão social e cultura e simbolismo, com ênfase na formação do gestor social e história do ensino.

Gelson Silva Junquilho

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo e Diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas. Diretor Administrativo-Financeiro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ANPAD (biênio 2011-2012). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Organizações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas de gestão em educação, culturas em organizações, ação gerencial e subjetividades.

Downloads

Publicado

2012-04-20

Como Citar

Waiandt, C., & Junquilho, G. S. (2012). Representações Familiares a partir da Gestão: um Estudo do Caso de uma Indústria de Bebidas. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.10064

Edição

Seção

Contribuição Teórica