Tradição Italiana e Modernidade: a Organização da Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante

Autores

  • Nara Falgueto Caliman

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.10063

Palavras-chave:

Gestão Social de Territórios, Tradição, Tradição Italiana, Modernidade, Festa Popular, Giddens.

Resumo

O artigo trata da organização comunitária da Festa da Polenta, considerada como a maior festa da cultura italiana no Espírito Santo. As peculiaridades de sua criação, a complexidade, riqueza e valores que envolvem sua realização ao longo do ano, a atuação peculiar de sujeitos-chave e sua importância como vitrine para a manifestação da cultura e identidades locais nos fazem crer que essa festa é um locus privilegiado de observação da organização social de Venda Nova do Imigrante. Nosso objetivo é, através de entrevistas em profundidade e observação participante, compreender as formas de manifestação dos aspectos culturais tradicionais dos imigrantes e a influência da lógica da acumulação na organização da Festa da Polenta nos dias atuais, o papel criativo dos sujeitos- -atores nessa trajetória peculiar, a importância dessa identidade cultural como alavanca para a economia local, além de apontar alguns caminhos e possibilida- des do futuro da Festa. O artigo, portanto, contribui para a compreensão desta sociedade local a partir da análise de sua maior manifestação cultural, a Festa da Polenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nara Falgueto Caliman

Mestre em Administração e Gestão de Organizações pela UFES e graduada em Comunicação Social/Publicidade pela UFES. Atuou em projetos de desenvolvimento local e planejamento participativo na Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, onde coordenou o Projeto Pró-Venda Nova, classificado entre as 100 melhores práticas globais de gestão no Prêmio Best Practices and Local Leadership Programme (ONU/UN-Habitat 2004). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no Governo do Estado do Espírito Santo e atualmente integra a equipe do Programa Estadual de Parcerias com o Terceiro Setor (contratos de gestão e termos de parceria). Suas áreas de interesse são gestão pública, cultura, identidade e poder local.

Downloads

Publicado

2012-04-20

Como Citar

Caliman, N. F. (2012). Tradição Italiana e Modernidade: a Organização da Festa da Polenta em Venda Nova do Imigrante. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.10063

Edição

Seção

Contribuição Teórica