A Força da Imigração Italiana na Construção de uma Cultura Empresarial

Autores

  • Ricardo Savacini Pandolfi

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.10062

Palavras-chave:

Cultura do Trabalho, Habitus, Capital Cultural, Família, Cultura Empresarial.

Resumo

O objetivo do artigo é compreender a construção do capital cultural dos ítalo-brasileiros, assentado na cultura do trabalho, na igreja e nos grupos familiares, o que gerou estratégias de racionalidade, certo padrão de afetividade e sociabilidade na comunidade em que estavam inseridos. Esse contexto possibilitou a definição de aspectos sociais e culturais, e de desdobramentos no campo empresarial em Colatina, no Espírito Santo. Recorremos ao método indiciário como método de pesquisa e à utilização de entrevistas como técnica de coleta de dados. Dessa forma, foi possível criar três eixos explicativos. Com esses três elementos, construiu-se a noção de habitus dos ítalo-brasileiros e a de capital cultural. Essa conjugação de elementos, presentes no município de Colatina, criou as condições para que se produzisse na região certa organização da sociedade local, implicando o surgimento de uma cultura empresarial e gerencial na região que a diferencia de outros espaços produtivos capixabas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Savacini Pandolfi

Consultor na DVF Consultoria, Vitória (Espírito Santo), onde coordena projeto de planejamento estratégico (www.dvf.com.br).  Suas áreas de interesse incluem cultura organizacional, cultura do trabalho, imigração, desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2012-04-20

Como Citar

Pandolfi, R. S. (2012). A Força da Imigração Italiana na Construção de uma Cultura Empresarial. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(2). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i2.10062

Edição

Seção

Contribuição Teórica