Desenvolvimento de Competências: A Contribuição das Abordagens Fenomenográfica e das Práticas
DOI:
https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10059Palavras-chave:
Desenvolvimento de Competências, Interpretativismo, Fenomenografia, Práticas, EpistemologiaResumo
O presente ensaio tem como objetivo discutir o desenvolvimento de competências à luz da abordagem fenomenográfica (SANDBERG, 2000; SANDBERG; DALL´ALBA, 2006) e dos estudos baseados em prática (GHERARDI, 2006, 2009b). Sandberg (2000) critica abordagens de competência que são da corrente racionalista. Isto se dá, porque, nesta perspectiva, a competência é orientada apenas para o trabalho. Em outras palavras, existe, a priori, um conjunto de competências previamente estabelecidas para o desenvolvimento do trabalho. A abordagem do desenvolvimento de competências adotada por Gherardi (1999, 2009b) toma como referência para discussão as práticas adotadas por grupos de trabalho. A partir dos posicionamentos de Sandberg e Gherardi, a ideia é entender as aproximações e distanciamentos dessas abordagens sobre desenvolvimento de competências dentro do paradigma interpretativista. Como reflexões, o ensaio apresenta que, no paradigma interpretativista, existem diferenças epistemológicas dentro do mesmo paradigma e que essas diferenças são oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas empíricas futuras neste campo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-20
Como Citar
Bispo, M., & Amaro, R. de A. (2013). Desenvolvimento de Competências: A Contribuição das Abordagens Fenomenográfica e das Práticas. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10059
Edição
Seção
Contribuição Teórica