Desenvolvimento de Competências: A Contribuição das Abordagens Fenomenográfica e das Práticas

Autores

  • Marcelo Bispo
  • Rubens de Araújo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10059

Palavras-chave:

Desenvolvimento de Competências, Interpretativismo, Fenomenografia, Práticas, Epistemologia

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo discutir o desenvolvimento de competências à luz da abordagem fenomenográfica (SANDBERG, 2000; SANDBERG; DALL´ALBA, 2006) e dos estudos baseados em prática (GHERARDI, 2006, 2009b). Sandberg (2000) critica abordagens de competência que são da corrente racionalista. Isto se dá, porque, nesta perspectiva, a competência é orientada apenas para o trabalho. Em outras palavras, existe, a priori, um conjunto de competências previamente estabelecidas para o desenvolvimento do trabalho. A abordagem do desenvolvimento de competências adotada por Gherardi (1999, 2009b) toma como referência para discussão as práticas adotadas por grupos de trabalho. A partir dos posicionamentos de Sandberg e Gherardi, a ideia é entender as aproximações e distanciamentos dessas abordagens sobre desenvolvimento de competências dentro do paradigma interpretativista. Como reflexões, o ensaio apresenta que, no paradigma interpretativista, existem diferenças epistemológicas dentro do mesmo paradigma e que essas diferenças são oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas empíricas futuras neste campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Bispo

Professor da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFPB). Pesquisador do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Competências (NAC) da UFPB. Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Mestre em Administração  e Bacharel em Turismo pela Universidade Metodista de São Paulo e Bacharel em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi.

Rubens de Araújo Amaro

Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador do NETES - Núcleo de Estudos em Tecnologia de Gestão e Subjetividades da UFES e do NUPES - Grupo de Pesquisa e Formação em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2013-04-20

Como Citar

Bispo, M., & Amaro, R. de A. (2013). Desenvolvimento de Competências: A Contribuição das Abordagens Fenomenográfica e das Práticas. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10059

Edição

Seção

Contribuição Teórica