O Artesanato na Ótica de Quem o Produz: Com a Palavra os Artesãos do Brique da Redenção em Porto Alegre

Autores

  • Josiane Silva Oliveira
  • Neusa Rolita Cavedon
  • Marina Dantas de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i3.10056

Palavras-chave:

Artesanato, Artesãos, Feiras, Etnografia, Organizações.

Resumo

Esta pesquisa aborda a temática do trabalho artesanal comercializado em uma feira tradicional realizada semanalmente, aos domingos, em Porto Alegre: o Brique da Redenção. Tendo como referencial teórico de análise a Teoria das Representações Sociais e discussões em torno do campo artístico artesanal, objetivamos identificar e analisar as representações sociais do que vem a ser artesanato e trabalho artesanal na ótica daqueles sujeitos que atuam naquele locus. A partir de um estudo etnográfico, foi possível compreender que, no espaço em questão, as representações sociais do trabalho artesanal são construídas a partir de três elementos: o trabalho com as mãos; as disputas em torno do entendimento do que é arte; e a inserção socioeconômica dos artesãos. Também foi possível apreender como o poder público e outros agentes procuram enquadrar esses artesãos na condição de microempresários ou empreendedores, tensionando o fazer daqueles para que se encaixem dentro da lógica capitalista de comercialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Silva Oliveira

Doutoranda em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS. Mestrado em Administração pelo PPA/DAD/UEM e Graduação em Administração pela UEM.

Neusa Rolita Cavedon

Doutora em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS, Mestre em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS e Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRGS, Bacharel em Administração e em Ciências Econômicas pela UFRGS. Professora  Associada da Escola de Administração da UFRGS e pesquisadora do CNPq.  

Marina Dantas de Figueiredo

Doutoranda e Mestre em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS. 

Downloads

Publicado

2012-04-20

Como Citar

Oliveira, J. S., Cavedon, N. R., & Figueiredo, M. D. de. (2012). O Artesanato na Ótica de Quem o Produz: Com a Palavra os Artesãos do Brique da Redenção em Porto Alegre. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i3.10056

Edição

Seção

Contribuição Teórica