Com Açúcar, com Afeto? A Profissionalização do Fazer Amador de Doces Artesanais de Pelotas

Autores

  • Marina Dantas de Figueiredo UNIFOR - Universidade de Fortaleza
  • Neusa Rolita Cavedon UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i3.10054

Palavras-chave:

Artesanato, Gênero, Cultura, Produção Artesanal, Práticas Amadoras.

Resumo

Este artigo busca compreender como as transformações culturais provocadas pelo exercício profissional da atividade doceira na cidade de Pelotas, RS, implicaram reelaboração de sentido para esta produção artesanal. A discussão proposta foi articulada em torno das teorias de gênero que exploram a relação entre trabalho e práticas sociais, interessantes para investigar de que maneira o saber-fazer até então relacionado à herança familiar de mulheres burguesas tornou-se assunto de interesse geral e converteu-se em um empreendimento público e desincorporado. A coleta de dados deu-se através do método de história de vida, que captou a narrativa autobiográfica de D. Anette Ruas, doceira local cuja biografia exemplifica o fenômeno estudado. A análise dos dados permitiu compreender que, no contexto cultural em questão, o reconhecimento público do artesanato cultivado por um grupo específico de mulheres implica descaracterização das práticas tradicionais e a conversão do saber amador em um empreendimento comercial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Dantas de Figueiredo, UNIFOR - Universidade de Fortaleza

Graduada em Administração - Unversidade de Pernambuco (UPE). Mestre e doutora em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora assistente - Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Neusa Rolita Cavedon, UFRGS

Doutora em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS, Mestre em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS e Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRGS, Bacharel em Administração e em Ciências Econômicas pela UFRGS. Professora  Associada da Escola de Administração da UFRGS e pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2012-04-20

Como Citar

Figueiredo, M. D. de, & Cavedon, N. R. (2012). Com Açúcar, com Afeto? A Profissionalização do Fazer Amador de Doces Artesanais de Pelotas. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 1(3). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v1i3.10054

Edição

Seção

Contribuição Teórica