Mulheres Empreendedoras: Relato de Experiências, Trajetórias e Desafios

Autores

  • Hilka Vier Machado

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10048

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Mulheres Empreendedoras, PMEs.

Resumo

O número de mulheres que criam empresas está aumentando, especialmente na América Latina (ALLEN et al., 2007), mas a visibilidade delas nesse papel ainda é reduzida. Assim, esta contribuição tem como objetivo apresentar momentos das trajetórias e desafios enfrentados por mulheres que empreenderam. Os casos narrados correspondem à trajetória de  duas empreendedoras paranaenses, que criaram empresas, uma no ramo de serviços educacionais e outra na produção de bonecas artesanais. Ambas promoveram o desenvolvimento das empresas. Elas enfrentaram desafios como a dificuldade de conciliar família e trabalho e o estresse no trabalho, resultante de longas jornadas diárias. Ao longo da trajetória, elas ressaltaram as estratégias utilizadas para conciliar trabalho e vida pessoal, bem como elementos importantes do processo de criação e de gestão dos negócios, destacadamente: risco e ousadia, valorização da equipe, valorização de associações e espírito de liderança. Os principais desafios foram o equilíbrio entre trabalho e família e o estresse no trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilka Vier Machado

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC, Doutorado Sandwich na HEC, Montréal, Professora do Mestrado em Administração da Universidade Estadual de Maringá. Linha de pesquisa: Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas.

Downloads

Publicado

2013-02-05

Como Citar

Machado, H. V. (2013). Mulheres Empreendedoras: Relato de Experiências, Trajetórias e Desafios. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10048

Edição

Seção

Contribuição Vivencial