Prática? É uma Questão de Gosto!

Autores

  • Silvia Gherardi

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10047

Palavras-chave:

Vínculo, Relatabilidade Normativa, Estudos Baseados em Prática, Conhecimento Sensível, Formação do Gosto.

Resumo

Este artigo tem como objetivo melhorar a nossa compreensão de como as práticas são socialmente sustentadas, aprendidas e constantemente refinadas, argumentando que a prática é muito mais do que um conjunto de atividades – além de julgamentos instrumentais e éticos, ela envolve, gosto e apreciação. Gosto é a noção do que é esteticamente apropriado dentro de uma comunidade de praticantes – uma preferência pela “forma como fazemos as coisas juntos”. O gosto é baseado na ligação subjetiva ao objeto da prática e é aprendido e ensinado como parte de se tornar um praticante, ele é desempenhado como uma atividade coletiva e situado dentro de uma prática. A elaboração do gosto e o refinamento da prática dentro de uma comunidade envolve a formação do gosto, a qual é baseada em “conhecimento sensível” e negociação contínua de categorias estéticas. O artigo analisa como, em uma variedade de práticas, a formação do gosto ocorre por meio de três processos: o compartilhamento de um vocabulário para apreciação; a formação de identidades dentro de comunidades epistêmicas e o refinamento de desempenhos.

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Biografia do Autor

Silvia Gherardi

É professora titular em sociologia das organizações na Faculdade de Sociologia da Universidade de Trento, Itália, onde ela coordena a Unidade de Pesquisa sobre Comunicação, Aprendizagem Organizacional e Estética (www.unitn.it/rucola). Suas áreas de interesse incluem a exploração de diversos aspectos “leves” do conhecimento nas organizações, com uma ênfase peculiar para os aspectos cognitivos, emocionais, simbólicos e linguísticos da aprendizagem organizacional.  

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Publicado

2013-02-05

Como Citar

Gherardi, S. (2013). Prática? É uma Questão de Gosto!. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10047

Edição

Seção

Contribuição Teórica