Uma Abordagem Política das Práticas Cotidianas: um Estudo Etnográfico num Circo

Autores

  • Josiane Silva Oliveira
  • Neusa Rolita Cavedon

DOI:

https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10046

Palavras-chave:

Práticas, Cotidiano, Organizações, Políticas, Circos.

Resumo

Objetivamos, neste artigo, discutir como as práticas cotidianas configuram-se numa dimensão política nas lógicas de ação dos sujeitos sociais nas organizações. Realizamos uma aproximação teórica entre Michel de Certeau e Michel Foucault sobre o conceito de práticas, buscando bases filosóficas desse conceito às análises organizacionais. Circunscrevemos a pesquisa a uma organização circense, e a investigação em campo foi realizada por meio da etnografia. Identificamos lógicas de ação contraditórias entre os artistas, as quais foram incorporadas pela pesquisadora; implicações das práticas organizacionais na vida pessoal dos artistas; deslocamentos de representações instituídas na sociedade sobre os artistas circenses; e práticas organizacionais estabilizadas do circo tradicional, reconfiguradas nas atuações contemporâneas. O cotidiano organizacional é constituído por lógicas de ação, as quais, apesar de, por vezes, não confrontarem diretamente as práticas organizacionais, as contrapõem silenciosamente, porém, não as destituindo de seus efeitos concretos ou subversivos, inclusive na vida pessoal dos artistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Silva Oliveira

Doutoranda em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS. Mestrado em Administração pelo PPA/DAD/UEM e Graduação em Administração pela UEM.

Neusa Rolita Cavedon

Doutora em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS, Mestre em Administração pelo PPGA/EA/UFRGS e Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFRGS, Bacharel em Administração e em Ciências Econômicas pela UFRGS. Professora  Associada da Escola de Administração da UFRGS e pesquisadora do CNPq.

Downloads

Publicado

2013-02-05

Como Citar

Oliveira, J. S., & Cavedon, N. R. (2013). Uma Abordagem Política das Práticas Cotidianas: um Estudo Etnográfico num Circo. Revista Interdisciplinar De Gestão Social, 2(1). https://doi.org/10.9771/23172428rigs.v2i1.10046

Edição

Seção

Contribuição Teórica