ORIENTALISMOS NA HISTÓRIA DA DANÇA DO VENTRE

Autores

  • Naiara Müssnich Rotta Gomes de Assunção

DOI:

https://doi.org/10.9771/rhufba.v10i2.52437

Resumo

A dançarina do ventre foi uma personagem chave do imaginário colonial e orientalista que passou a tomar conta do Ocidente no século XIX. A idealização fantasiosa desta figura ajudou a fomentar a ideia de que o Oriente era uma terra de prazeres ilimitados para os homens europeus, com suas mulheres exóticas e sexualmente disponíveis que dançavam de maneira provocante e misteriosa. Tal imagem segue presente em representações da mulher oriental em nossa cultura, ao mesmo tempo em que a dança do ventre se popularizou ao redor do mundo fazendo com que praticantes buscassem dar sentidos alternativos à prática. O presente artigo tem como objetivo discutir como o discurso orientalista fomentou a construção do que hoje chamamos de dança do ventre e como este conceito pode ser mobilizado para pensar a história da dança. Utilizo para essa análise o conceito de “orientalismo”, como postulado por Edward Said em 1978, a fim de produzir um entendimento prático, profundo e crítico sobre o processo histórico de constituição da dança do ventre.

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Publicado

2022-12-30