COLÉGIO LUZIA SILVA

práticas disciplinares, normatizações de gênero e relações de poder no contexto educacional do município de Jaguaquara-BA (1950-1980)

Autores

  • Gabriel José Brandão de Souza
  • Wallace Sousa de Moura

DOI:

https://doi.org/10.9771/rhufba.v10i2.52387

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo estudar as relações de gênero no colégio interno católico feminino Luzia Silva no município de Jaguaquara, no sudoeste da Bahia, no período de 1950 a 1980, buscando analisar a influência e os valores históricos sociais do colégio no município, procurando compreender como se processava a educação proposta pala instituição e como ela preparava suas alunas para a vida em sociedade. Através das metodologias da Memória e da História Oral Pretendemos analisar as relações de poder existentes nesse espaço educacional buscando elucidar se as práticas educativas promovidas pela congregação Franciscana Imaculatina serviram para assegurar novos padrões culturais para as sujeitas envolvidas no projeto educacional desenvolvido na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-30