VISIBILIZANDO SABERES, CULTURAS E HISTÓRIA INDÍGENAS ATRAVÉS DO ESTUDO DE NARRATIVAS DE LIDERANÇAS, INTELECTUAIS E ESCRITORES/AS INDÍGENAS

Autores

  • Kátia Luzia Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Resumo

Este texto argumenta a favor do estudo da trajetória de mulheres e homens indígenas como possibilidade pedagógica no Ensino de Histórias e Culturas Indígenas uma vez que suas trajetórias permitem visibilizar uma memória de luta protagonizada em diferentes dimensões temporais e espaciais. Suas narrativas apontam para as diversas e distintas práticas e saberes que podem e devem ser adotados como referências fundamentais para um ensino de história que contemple as diversas histórias indígenas. Toma como referência as temáticas e os aportes teóricos desenvolvidos por pesquisadores/as dos chamados Estudos Pós- Coloniais Decoloniais, dos Estudos Subalternos e da área do Ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-30