GASPAR RODRIGUES ADORNO E JOÃO RODRIGUES ADORNO

ser sertanista é um negócio de família

Autores

Resumo

A família Rodrigues Adorno tornou-se, durante o século XVII, uma das principais linhagens da Bahia Colonial, atuando a serviço dos monarcas portugueses como um clã especializado no processo de expansão da fronteira. Nesse contexto, o rei premiava aqueles que servissem ao projeto colonial, agraciando os colonos com títulos, cargos e mercês, um dos principais mecanismos de ascensão social em sociedade de Antigo Regime. Cientes desse processo, Gaspar Rodrigues Adorno e João Rodrigues Adorno, pai e filho, aventuram-se pelos sertões da Bahia e tornam-se, durante os séculos XVII e XVIII, respectivamente, figuras proeminentes no Recôncavo da Bahia.  Nesse artigo será historicizado a trajetória desses sertanistas a fim de perceber o que o sertão legou de capital material e simbólico a esses sujeitos, bem como se buscou perceber as hierarquias, as disputas pelo mando e as estratégias utilizadas por esses indivíduos no contexto que estavam inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael dos Santos Barros, UFBA

 

 

BARROS, Rafael dos Santos. Da Letra da lei às práticas coloniais:  arranjos e conflitos na sesmaria dos jesuítas, 1700-1750 (UFBA, 2015).2015. f. 159. Mestrado em História Social)–Programa de Pós-Graduação em História, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015

Campos, João da Silva. Crônicas da Capitania de São Jorge dos Ilhéus. 3. ed. Ilhéus: Editus, 2003.

MONTEIRO, John Manuel. De índio a escravo. Revista de Antropologia, São Paulo, USP, v. 30/31/32, p. 170, 1989.

PARAÍSO, Maria Hilda B. Caminhos de ir e vir e caminhos sem volta: índios estradas e rios no sul da Bahia. 1982. Salvador, Universidade Federal da Bahia, 1982, Dissertação de mestrado em Ciências Sociais.

PERRONE-MOISÉS, Beatriz. Índios Livres e Índios Escravos: princípios da legislação indigenista do período colonial (séculos XVI a XVIII) In: CUNHA, Manuela (org.). História dos Índios no Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1992.

REGNI, Pietro Vittorino. Os Capuchinhos na Bahia: uma contribuição para a história da igreja no Brasil. Salvador Bahia: Pallotti, 1988. P.110.

Downloads

Publicado

2022-12-30