HISTÓRIA E LITERATURA: o uso do relato memorialístico sobre a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no Ensino de História.
Resumo
O presente artigo busca relacionar os relatos memorialísticos, a respeito do Holocausto, como possibilidade de ser utilizado enquanto fontes históricas, e de caráter interdisciplinar, na Educação Básica, considerando o contexto da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e consequentemente, às marcas do Holocausto, sob a égide do Regime Hitleriano. No que tange aos procedimentos metodológicos, o presente trabalho se desenvolveu a partir de uma pesquisa bibliográfica, onde no primeiro momento foi feito a escolha de uma obra literária específica (O menino da lista de Schindler), para análise histórica, escrita por Leon Leyson. E posteriormente, um aparato teórico-contextual, que enfoca alguns autores, por exemplo: Sandra Jatahy Pesavento, que nos relara sobre, um diálogo interdisciplinar, e contemporâneo entre Literatura e História. Nessa articulação, Hannah Arendt, discorre sobre às distinções entre antissemitismo e o antijudaísmo. Semelhante ao livro central proposto, tem-se outro clássico literário e histórico, O Diário de Anne Fank, cujo nome da autora faz jus à obra. Portanto, devemos pensar tais relatos, enquanto um método que pode ser abordado no Ensino de História, sobretudo, em contemplar o processo de aprendizado de seu alunado.