Seleção para o Conselho Editorial da Revista de História da UFBA - 2023

2023-07-01

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

REVISTA DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

EDITAL 01/2023

 

A Revista de História da Universidade Federal da Bahia, periódico discente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH - UFBA), torna público aos discentes do referido programa e aos estudantes do curso de graduação em História da UFBA a chamada para composição do seu conselho editorial. As inscrições podem ser submetidas de 01 à 15 de julho de 2022. Seguem as normas estabelecidas:

 

  1. Das disposições gerais

1.1. O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 08 vagas, sendo 06 vagas para estudantes de pós-graduação e 02 vagas para estudantes de graduação, de acordo com os quadros de vagas abaixo. As vagas para estudantes de pós-graduação estão distribuídas entre as Linhas de Pesquisa da forma que segue no “quadro de vagas I”:

 

Quadro de vagas I – estudantes de pós graduação

Linhas de Pesquisa

Vagas para estudantes do mestrado

Vagas para estudantes do doutorado

Cultura e Sociedade

01

01

Escravidão e Invenção da Liberdade

01

01

Sociedade, Relações de Poder e Região

01

01

  

Quadro de vagas II – estudantes de graduação

Curso de História - Período

Vagas para estudantes da graduação

Estudantes entre o 2º e 7º semestre do curso de História

02

 

1.1.1. No caso das vagas destinadas aos estudantes de pós-graduação, as vagas são distribuídas por Linhas de Pesquisa. No caso da ausência de candidatura para alguma das vagas a redistribuição poderá ser realizada entre as linhas, porém o tempo do mandato será conforme o nível em que o estudante esteja matriculado.

1.1.2. Duração do mandato: O tempo de mandato para os estudantes de graduação e mestrado será de um ano; no caso dos estudantes de doutorado, o mandato será de dois anos. É possível a renovação dos mandatos, tanto da graduação quanto pós-graduação, enquanto durar o vínculo do estudante com a universidade (quatro anos para a graduação, dois anos para o mestrado, quatro anos para o doutorado). 

1.2. O processo seletivo será regido por este edital.

 

  1. Das atribuições

2.1. Cabe ao Conselho Editorial:

2.1.1. Administrar a Revista de História em conformidade com o seu regimento e respeitando princípios éticos e democráticos;

2.1.2. Lançar chamadas e editais para a composição de dossiês, compor o conselho científico, convidar pareceristas para avaliar os artigos submetidos, avaliar resenhas e notas de pesquisa;

2.1.3. Zelar pela segurança da avaliação cega, nos casos previstos, e pelo bom andamento do processo editorial dentro dos prazos determinados;

2.1.4. Abrir a chamada para seleção de novos membros, conforme vagas forem abertas;

2.1.5. Confeccionar e enviar os certificados para autores e demais colaboradores da revista;

2.1.6. Revisar e atualizar o regimento da Revista, as diretrizes para autores e demais regulamentos para publicação; e

2.1.7. Familiarizar-se com a plataforma Open Journal Systems (OJS versão 3) e/ou com outros meios de hospedagem da Revista de História, bem como realizar a divulgação de novos números e de submissões nas redes sociais quando pertinente, de modo a gerar engajamento.

2.2. Não existe bolsa para os trabalhos referentes ao conselho editorial.

 

  1. Inscrições

3.1. As inscrições serão realizadas via e-mail da revista: rhufba@gmail.com. Os candidatos estudantes de pós-graduação deverão enviar uma carta de intenção que indique a Linha de Pesquisa à qual é associado, uma cópia resumida do seu currículo Lattes e uma cópia do Comprovante de Matrícula no PPGH-UFBA como estudante regular. Os candidatos estudantes de graduação deverão enviar uma carta de intenção, cópia resumida do seu currículo Lattes e histórico acadêmico. Inscrições em desconformidade, ou incompletas, estão sujeitas a eliminação sem direito a recurso.

3.2 As inscrições vão de 01 de julho de 2023 até às 23:59 de 15 de julho de 2023.

 

  1. Do Processo seletivo

4.1. A avaliação das candidaturas da graduação e da pós-graduação será realizada pelo Conselho Editorial da Revista de História da UFBA, que que conduzirá a aprovação dos candidatos e a distribuição das vagas. 

4.2. Na falta de candidato do mestrado, sua vaga poderá ser preenchida por um estudante do doutorado, e vice-versa;

4.2.1. Em tais circunstâncias, o tempo do mandato será correspondente ao nível em que o selecionado esteja cursando no PPGH;

4.3. A lista dos selecionados será divulgada no site da Revista de História da UFBA (https://periodicos.ufba.br/index.php/rhufba/issue/view/2379/issue/view/2379) e no site do PPGH UFBA (https://ppgh.ufba.br/) até o dia 31 de julho de 2023.

 

  1. Disposições gerais

5.1. Os mandatos serão iniciados assim que divulgados no site da Revista de História e do PPGH.

5.2. Ao fim do mandato todos receberão certificados referente ao trabalho no Conselho Editorial.

5.3. Os casos omissos serão decididos pelo Conselho Editorial.