Seleção para o Conselho Editorial da Revista de História da UFBA - 2021

2021-03-16

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

REVISTA DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

EDITAL 01/2021

 

A Revista de História da Universidade Federal da Bahia, periódico discente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH - UFBA), torna pública aos discentes do referido programa a chamada para composição do seu conselho editorial. As inscrições vão de 16 de março a 22 de março de 2021. Seguem as normas estabelecidas:

 

1. Das disposições gerais

 

1.1. O processo seletivo destina-se ao preenchimento de 06 vagas que foram abertas após o término dos mandatos, e estão distribuídas entre as Linhas de Pesquisa da forma que segue:

 

 

Linhas

Vagas estudantes mestrado

Vagas estudantes doutorado

Cultura e Sociedade

01

01

Escravidão e Invenção da Liberdade

01

01

Sociedade, Relações de Poder e Região

01

01

 

 

1.1.1.  As vagas são distribuídas por linhas e, na falta de candidatos, a redistribuição poderá ser feita apenas internamente nas linhas, porém o tempo do mandato será conforme o nível em que o estudante esteja matriculado.

 

1.1.2. Duração do mandato: O tempo de mandato para os estudantes de mestrado será de um ano, ou uma edição publicada da revista; no caso do doutorado, dois anos, ou duas edições da revista; é prevista a recondução por mais um número, ou um ano, no caso dos estudantes do doutorado.

 

1.2. O processo seletivo será regido por este edital.

 

2. Das atribuições

 

2.1. Cabe ao Conselho Editorial:

2.1.1. Administrar a revista de história em conformidade com o seu regimento e respeitando princípios éticos e democráticos;

2.1.2. Lançar chamadas e editais para a composição de dossiês, compor o conselho científico, convidar pareceristas para avaliar os artigos submetidos, avaliar resenhas e notas de pesquisa;

2.1.3. Zelar pela segurança da avaliação cega nos casos previstos, e pelo bom andamento do processo editorial dentro dos prazos determinados;

2.1.4. Abrir a chamada para seleção de novos membros, conforme vagas forem abertas;

2.1.5. Confeccionar e enviar os certificados para autores e demais colaboradores da revista;

2.1.6. Revisar e atualizar o regimento da Revista, as diretrizes para autores, e demais regulamentos para publicação; e

2.1.7. Familiarizar-se com a plataforma seer e/ou com outros meios de hospedagem da Revista de história, bem como realizar a divulgação de novos números e de submissões nas redes sociais quando pertinente, de modo a gerar engajamento.

 

2.2. Não existe bolsa para os trabalhos referentes ao conselho editorial.

 

3. Inscrições

 

3.1. As inscrições serão feitas pelo e-mail da revista - rhufba@gmail.com., Os candidatos deverão enviar uma carta de intenção que indique a linha de pesquisa à qual é associado, uma cópia resumida do seu currículo Lattes e uma cópia do Comprovante de Matrícula no PPGH como estudante regular. Inscrições em desconformidade, ou incompletas, estão sujeitas a eliminação sem direito a recurso.

 

3.2 As inscrições vão de 16 de março de 2021 até às 23:59 de 22 de março de 2021;

 

4. Do Processo seletivo

 

4.1. O Conselho Editorial e o Programa de Pós-Graduação em História encaminharão as inscrições às Linhas de Pesquisa, para o procedimento de seleção;

4.2. Caberá a cada Linha de Pesquisa avaliar as candidaturas e indicar um estudante do mestrado e um estudante do doutorado para compor o corpo editorial;

4.2.1. Na falta de candidato do mestrado, sua vaga poderá ser preenchida por um estudante do doutorado, e vice-versa;

4.2.2. Em tais circunstâncias, o tempo do mandato será correspondente ao nível em que o selecionado esteja cursando no PPGH.

4.3. As linhas de pesquisa terão até 12 de abril de 2021 para informar o PPGH dos selecionados;

4.4. O PPGH terá até o dia 22 de abril de 2021 para divulgar os selecionados no site do programa (www.ppgh.ufba.br).

 

5. Disposições gerais

5.1. Os mandatos serão iniciados assim que divulgados no site do PPGH.

5.2. Ao fim do mandato todos receberão certificados referente ao trabalho no conselho editorial.

5.3. Os casos omissos serão decididos pelo Conselho Editorial.