Home practice: mulheres irlandesas, diáspora e princípios somáticos de recepção

Autores

  • Emma Meehan
  • Maria Albertina Silva Grebler (trad.)
  • Diego Pizarro (tradução) Instituto Federal de Brasília - IFB Universidade Federal da Bahia - UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/r.v1i32.33439

Resumo

Neste artigo discuto minha exposição Home Practice, que examinou o patrimônio matrilinear e foi apresentada em Manchester, entre 2016 e 2017. O artigo desvela  perspectivas somáticas sobre a corporalização cultural que informaram o trabalho, bem como ideias de afiliação cultural móvel a partir dos estudos da diáspora irlandesa. Eu exploro a mudança ocorrida nos papéis femininos alcançada na Irlanda através das gerações e o que a ideia de uma prática doméstica pode significar em diferentes momentos e locais: através da escrita, panificação, confecção de artesanato ou organização de eventos. O conceito de “recepção” me ajudou a engajar as pessoas na exposição e também estimulou um diálogo mais amplo sobre migração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Pizarro (tradução), Instituto Federal de Brasília - IFB Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, linha de pesquisa Somática, Performance e Novas Mídias. Cursa Doutorado Sanduíche na Universidade da Carolina do Norte em Greensboro, orientado por Jill Green. Mestre em Arte Contemporânea e Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. É especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de Uberlândia e cursou graduação em Modern Theater Dance na Escola Superior de Artes de Amsterdam. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em performance, coreografia, técnicas de dança, interpretação teatral e Educação Somática. Integrou a Basirah Cia. de Dança Contemporânea em Brasília-DF. Professor efetivo do curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília -IFB desde 2010. Coordena o grupo de pesquisa CEDA-SI - Coletivo de Estudos em Dança, Educação Somática e Improvisação desde 2012. É Educador do Movimento Somático - SME e Pracitioner of Body-Mind Centering®. Cadeísta profissional no método de Cadeias Musculares e Articulares G.D.S. Instrutor certificado em GYROKINESIS® e GYROTONIC®, atuando desde 2008. Também atua como instrutor em ESFEROKINESIS®, certificado pelo Centro de Investigación y Estudio de Técnicas y Lenguajes Corporales - CIEC. Ensina e pesquisa Educação Somática, Anatomia Experiencial, Contato-Improvisação e Dança Contemporânea. Em 2017 organizou os livros publicados "Mitopoiesis: dança, educação somática e biologia celular" e "Ensino-Pesquisa em Extensão: processos de composição em dança na formação do docente-artista&quot". Recentemente (2018) foi um dos principais organizadores do I Encontro Internacional de Práticas Somáticas e Dança, realizado em Brasília/DF.

Downloads

Publicado

2019-09-25

Como Citar

Meehan, E., Grebler (trad.), M. A. S., & Pizarro (tradução), D. (2019). Home practice: mulheres irlandesas, diáspora e princípios somáticos de recepção. Repertório, 1(32). https://doi.org/10.9771/r.v1i32.33439

Edição

Seção

EM FOCO