A PLATAFORMA WIKI NO ACESSO À INFORMAÇÃO DE ARQUIVOS PESSOAIS E MEMÓRIAS DE MÉDICOS

Autores

  • Daniel J. B. C. Branco
  • Gustavo Alpoim de Santana
  • Zeny Duarte Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/rpa.v13i3.34897

Palavras-chave:

Acervos documentais pessoais, Memórias de médicos, Sistema de informação de médicos, Médicos e a cultura

Resumo

Buscou-se estudar o acesso às informações contidas num sistema de Banco de Dados em plataforma colaborativa. A funcionalidade é fornecer informações sobre armazenamento de dados sobre a profissão, vida, obra, pensamento, arquivos pessoais e memórias de médicos de Portugal e do Brasil que vão para muito além da Medicina. Iniciando-se pela Bahia e estendendo-se a captura de informação aos médicos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. A Mediawiki apresenta-se como espaço aberto à inserção de dados pelos próprios médicos e pessoas afins, interessadas em sua atualização on-line. Objetivamos apresentar abordagens conceituais sobre arquivos pessoais, informação, tecnologia digital, paradigma pós-custodial, interdisciplinaridade, plataformas colaborativas e arquitetura da informação. Acompanha compreensão teórica e conceitual do que se espera de um ambiente colaborativo. Apresentamos a nova interface do sistema, com a migração do banco de dados MYSQL, chamado por código PHP em página HTML. A metodologia adotada foi a revisão de literatura e aplicação de processos experimentais. Como resultados temos o preenchimento de novos dados e na inclusão de médicos com a utilização da nova interface. Duas barreiras foram transpostas: uma refere-se à limitação geográfica superada pela internet e a outra que permite a ação dos usuários médicos e pessoas afins, na proposição quantitativa do preenchimento do sistema de informação de médicos e a sua fiabilidade. Consideramos que o acesso à informação pela internet foi positivo, pois encontramos uma proposição quantitativa de atualização do sistema, com poder ilimitado de dados e acessos capazes de superar as transposições tecnológicas desta sociedade em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel J. B. C. Branco

Professor técnico-universitário, administrador logístico/consultor em TIC, Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Gustavo Alpoim de Santana

Professor universitário, administrador/ consultor em marketing e TIC. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Zeny Duarte, Universidade Federal da Bahia

Professora titular da pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutora em Letras pela UFBA, pós-doutora em Ciência da Informação pela universidade do Porto, Portugal.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

Branco, D. J. B. C., Santana, G. A. de, & Duarte, Z. (2020). A PLATAFORMA WIKI NO ACESSO À INFORMAÇÃO DE ARQUIVOS PESSOAIS E MEMÓRIAS DE MÉDICOS. PontodeAcesso, 13(3), 197–210. https://doi.org/10.9771/rpa.v13i3.34897

Edição

Seção

Informação e Cidadania