Rosa Luxemburg: uma carta da prisão a Sonia Lliebknecht

Autores

  • Rosa Luxemburgo Partido Social Democrata Alemão

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.38451

Palavras-chave:

Política

Resumo

Soniucha, você conhece o poema de Platen, “Verhängnisvolle Gabel” [Garfo fatal]? Você poderia enviá-lo ou trazê-lo? Karl mencionou uma vez que tinha lido em casa. Os poemas de George são bonitos; agora sei de onde vem o verso “e sob o murmúrio do trigo erubescente”. [Umd unterm Rauschen rötlichen Getreides…] que você sempre recitava quando íamos passear no campo. Você poderia copiar para mim, quando for possível, o novo “Amadis”? Gosto tanto desse poema – naturalmente graças ao lied de Hugo Wolf –, mas não o tenho aqui. Você continua lendo a Lenda de Lessing? Retomei a História do materialismo, de Lange, que sempre me estimula e restaura. Gostaria tanto que você a lesse um dia desse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Luxemburgo, Partido Social Democrata Alemão

Entrou para o movimento revolucionário ainda estudante. Em 1893, colaborou na fundação do Partido Social Democrata Polaco. Entrou para o Partido Social Democrata Alemão em 1898. Em 1907, em Londres, na conferência do Partido Social Democrata Russo, apoiou os bolcheviques contra os mencheviques em todos os problemas mais importantes da Revolução russa. No mesmo ano, no Congresso de Stuttgart da II Internacional, juntamente com Lenin, apresentou a proposta revolucionária contra a guerra e que foi adotada, na essência, pelo Congresso. Após a Revolução de Novembro de 1918 na Alemanha, juntou-se a Karl Liebknecht e fundaram o Partido Comunista Alemão.

 

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Luxemburgo, R. (2020). Rosa Luxemburg: uma carta da prisão a Sonia Lliebknecht. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 439–442. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.38451